Tamanho do texto

Remédio contra a calvície ainda não é uma boa notícia

O bimatoprost é uma substância que reduz a pressão intraocular e é utilizada na fabricação de colírio para o tratamento de glaucoma. Ele é aplicado apenas na região ao redor dos olhos e, entre seus efeitos colaterais, está o de fazer crescer os cílios. E agora, também, os cabelos.

É o que aponta uma pesquisa publicada no FASEB, periódico da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental, sugerindo que o bimatoprost, já aprovado pela Food and Drug Administration (FDA, órgão americano que regula remédios e alimentos), pode fazer o cabelo humano crescer.

Valerie Randall, da Universidade de Bradford, no Reino Unido, e uma das autoras da pesquisa, acha que este estudo pode levar ao desenvolvimento de novas terapias para a calvície, o que deve melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas que convivem com a perda de cabelo.

Os cientistas testaram o bimatoprost em folículos pilosos (espécie de bolsa dentro da qual se localiza a raiz do fio de cabelo) retirados do couro cabeludo de humanos. Os folículos tratados com o medicamento produziram mais cabelo do que folículos que não receberam aplicações.

Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o bimatoprost é considerado um medicamento e, portanto, quem o utiliza, ainda que para fim estéticos, não está livre de sofrer efeitos colaterais, como olho seco, ardência, alergia, fotofobia, inflamação palpebral, irite e manchas na pele ao redor dos olhos. Como se não bastasse, olhos claros podem ficar castanhos se o produto entrar em contato com a superfície ocular - e este efeito é definitivo.

Além disso, se o bimatoprost penetrar na corrente sanguínea através do canal lacrimal pode provocar hipertensão arterial, dor de cabeça, náuseas e falta de ar. Por isso, a pesquisa não deve servir de pretexto para ninguém usar o medicamento na esperança de recuperar os cabelos perdido, afinal ainda não se sabe que efeitos colaterais o bimatoprost causaria no couro cabeludo, uma região muito vascularizada.

Nos camundongos carecas utilizados no experimento, a aplicação do bimatoprost também induziu o crescimento de pelos. Valerie Randall espera que outros estudos aumentem o conhecimento sobre como os folículos pilosos trabalham, podendo resultar em diferentes medidas terapêuticas para muitos distúrbios relacionados à calvície. Mas, por enquanto, o estudo está em numa etapa inicial, e ainda não é possível determinar sua eficácia, segurança e a melhor forma de aplicação em seres humanos.



(Fonte: Veja.com)

Pagina 1 de 798

Prev Next

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Fiero