Tamanho do texto

+
A
--

Sentar muito perto da televisão prejudica os olhos?

O jornalista Anahad O'Connor, do The New York Times, reuniu num livro com um título bem humorado as respostas científicas às perguntas que todos nós fazemos sobre a saúde e o mundo que nos rodeia. E desfaz muitos dos mitos que andam na nossa cabeça desde a infância.

Batizado com o sugestivo título Não tome banho em dias de tempestade, o livro esclarece divertindo e diverte esclarecendo uma série de questões como uma que interessa bastante aos leitores do Saúde Visual: sentar muito perto da televisão prejudica os olhos? Com a palavra, O’Connor:

Foi há mais de 70 anos que os aparelhos de televisão começaram a ser vendidos, e há alguma coisa que me diz que foi igualmente ao mesmo tempo em que uma mãe cautelosa, ao reparar que um filho ou filha se pespegavam embasbacados em frente da nova invenção, dizia bruscamente as palavras que as crianças cresceram ouvindo desde então: "Se afasta da tela! Assim vai acabar com teus olhos!" Alguma pequena diferença entre aquele tempo e hoje?

Hoje os cientistas podem dizer com toda a certeza que o aviso é falso. Antes de 1950, os aparelhos de televisão emitiam níveis de radiação que, após exposição repetida e alargada, podiam ter um maior risco de problemas nos olhos de algumas pessoas.

Vários estudos levados a cabo antes de 1970 mostraram que os níveis de radiação emitidos pelas televisões eram perigosamente altos. Alguns até emitiam raios X. Uma pequena percentagem estava até acima do limite recomendado de cerca de 0,5 milirems por hora.

Mas as televisões modernas são máquinas bastante diferentes. Não só são feitas com melhores proteções, como também usam voltagem mais baixa, por isso a radiação já não é um problema. Segundo alguns estudos, a dose de radiação média sofrida por uma pessoa que vê televisão regularmente e se senta a poucos metros do aparelho é de cerca de 1 milirem durante um ano - cerca de um décimo da quantidade de radiação que se sofre com uma única radiografia do tórax.

"Isto não são histórias da avozinha, é uma história de tecnologia antiga", observou Norman Saffra, o diretor de oftalmologia do Maimonides Medical Center, em Nova Iorque. "No mundo onde viveram e cresceram as nossas avós, era uma recomendação apropriada", conclui ele.

Mas essa época já passou. Sinta-se à vontade para se sentar tão perto da televisão quanto queira - quer seja para ver melhor aqueles médicos fantásticos de Grey's Anatomy seja para testar a teoria que, se sentar suficientemente perto, será transportado lá para dentro.

Tenha em mente, porém, que apesar da concentração numa tela durante horas a fio não cause cegueira, pode, porém, causar tensão ocular. Manter a sala razoavelmente iluminada enquanto a televisão está acesa e tirar os olhos da tela de vez em quando pode ajudar a prevenir isto.

Os pais também deverão estar atentos à criança que se arrasta furtivamente para mais próximo da TV. Claro que não é pela radiação, mas porque é um sinal de que o seu filho poderá precisar de óculos.


(Fonte: Não tome banho em dias de tempestade de Anahad O’Connor)

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)