Tamanho do texto

+
A
--

Hasta la vista, baby! A visão do Exterminador do futuro está no presente

No filme “O exterminador do futuro” de 1984, o androide interpretado por Arnold Schawrzenegger vinha do futuro com a missão de eliminar a mãe do homem que venceria as máquinas. Dentre suas armas, ele utilizava uma visão que funcionava com um sistema de algoritmos que determinava a distância e o contorno dos objetos.

Desde então, todos sonham em ter uma visão assim. Mas agora, após 30 anos do lançamento do filme, a tecnologia avançou e estamos realmente mais próximos de tornar a visão do Exterminador uma realidade. Pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) e de Aalto, na Finlândia, responsáveis por desenvolver a lente biônica, testaram uma versão primitiva de tela em lente de contato com apenas um LED - o tipo de tecnologia usada em computadores que transforma energia elétrica em luz - e afirmam que os primeiros testes, realizados com coelhos, não registraram efeitos adversos evidentes da invenção.

A tecnologia permitiria a leitura de textos, como emails, através de projeções holográficas, assim como o aperfeiçoamento da visão através de imagens geradas por computador. Incrementada através da implantação de centenas de pixels (o menor elemento de uma imagem digital), a lente poderia ser usada por motoristas para ver mapas através de realidade virtual, ou checar a velocidade do seu carro projetada no para-brisa. Na mesma linha, as lentes poderiam elevar o mundo virtual de um vídeo game a um nível totalmente diferente.

Além disso, com o avanço da nanotecnologia, os estudos revelaram a possibilidade de tornar as lentes de contato em sistemas que permitem, através dos vasos sanguíneos e do fluído das lágrimas, obter informação extra da realidade e monitorizar a quantidade de sódio, colesterol e níveis de potássio no organismo sem agulhas ou química de laboratório e em tempo real e ainda transmitir estas informações para médicos e enfermeiros.

Porém, como em todas as tecnologias ultrafinas, o grande problema é a fonte de energia. Os pesquisadores estão, atualmente, utilizando uma bateria sem fio, mas ela não pode ficar a mais de alguns centímetros de distância. Segundo o coordenador das pesquisas, professor Babak Praviz, contudo, o grupo já conseguiu superar este importante obstáculo adaptando a lente para permitir ao olho focalizar um objeto gerado em sua superfície.

Apesar das limitações, os cientistas reforçaram seu otimismo em relação ao experimento, conforme este artigo publicado na revista científica Journal of Micromechanics and Microengineering. Na publicação, Babak Parviz afirmou que "já vemos um futuro em que a lente de contato se torna numa plataforma real. As possibilidades se estendem além do que os olhos podem ver".

Praviz disse também que sua equipe não é a única a desenvolver esse tipo de tecnologia. A companhia suíça Sensimed já pôs no mercado lentes de contato inteligentes que usam tecnologia de informática para monitorar a pressão dentro do olho para identificar condições ligadas ao glaucoma. E Jang-Ung Park, um engenheiro químico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, está atualmente trabalhando com a Samsung para oferecer uma lente de contato macia que é capaz de muito mais do que apenas corrigir a visão.

As premissas de todas estas pesquisas estão em reaproveitar a capacidade do olho humano e seu poder de percepção. Afinal, nosso olhar apresenta grandes potencialidades, pois permite a percepção de milhares de cores através de receptores, condições de luz e a transmissão de informação ao cérebro numa velocidade que excede qualquer taxa de conexão da Internet.

O próximo passo no plano dos cientistas é fazer a lente exibir um texto predeterminado. Saúde Visual sugere Hasta la vista, baby ou I’ll be back. Ou ficaria óbvio demais?


(Fontes: BBC, Ubergizmo)

Prev Next

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)