Tamanho do texto

+
A
--

Drogas (ilícitas ou não) afetam os olhos e podem cegar

Cocaína, crack, heroína, cigarro, álcool e também ecstasy. Lícitas ou ilícitas, todos os aqui mencionados são considerados drogas. E drogas, além de provocarem dependência, danos neurológicos e prejuízos sociais, também afetam os olhos, segundo os oftalmologistas. Em alguns casos, o vício pode, inclusive, levar à cegueira total e parcial – até mesmo o ecstasy, considerado de menor impacto por alguns usuários.

Quando a droga entra na corrente sanguínea, sua toxicidade afeta o nervo ótico, levando a uma neuropatia ótica tóxica. É como se fosse um solvente, provocando lesões no cérebro e atrofia do nervo ótico, levando à perda da visão. Usuários de drogas costumam procurar auxílio, mas somente depois que os danos são considerados irreversíveis.

Além disso, como o uso de cocaína, crack e ecstasy elevam a pressão arterial e podem levar à arritmia cardíaca, dependentes pode levar a alterações na pressão ocular, que, quando alta torna mais suscetível ao glaucoma pessoas que já tenham alguma predisposição à doença. A pressão alta também propicia o surgimento de manchas de hemorragia nos olhos, que tendem a desaparecer com o tempo.

Outras situações que podem levar usuários de droga a desenvolverem problemas nos olhos são o aumento do hormônio cortisol, sintetizado pelas glândulas suprarrenais, o que acarreta uma sensação de visão turva e desfocada; falta de melatonina – por conta da perda do sono – cujo efeito antioxidante para proteger os olhos é anulado; ressecamento dos olhos, pois, como as pessoas sob o efeito de drogas pesadas perdem o reflexo de piscar, permanecem por muito tempo com os olhos abertos e o aumento do risco de catarata por conta do uso indiscriminado de colírios vasoconstritores para disfarçar os olhos vermelhos.

A quantidade de drogas necessária para prejudicar os olhos pode ser tanto uma quantidade pequena durante muitos anos como uma grande quantidade consumida em pouco tempo. E esta regra também se aplica ao álcool e ao cigarro.

O álcool em excesso é bastante tóxico e pode levar à atrofia do nervo ótico, ocasionando cegueira parcial ou total e, como o álcool priva o organismo dos nutrientes levando a um quadro parecido com o da desnutrição, esta falta de vitaminas também colabora para deixar os olhos desprotegidos. Para especialistas, até mesmo pessoas que consomem só uma dose por dia também estão suscetíveis a esses problemas ao longo dos anos: o processo que leva ao dano do nervo ótico pelas drogas como cocaína e crack ocorre de maneira semelhante com o álcool.

Já o cigarro, quando associado ao álcool ou a outras drogas, também é um fator de risco para o surgimento de doenças oftalmológicas.

Já a maconha, considerada ilícita no Brasil, é apontada por especialistas como uma droga capaz de baixar a pressão ocular e, em alguns países, tem aplicação terapêutica para pacientes com pressão ocular alta.


(Fonte: Jornal da Tarde)

Prev Next

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)