Tamanho do texto

+
A
--

Cor de Rosa: a mentira em que nossos olhos acreditam

Pesquisadores acreditam que bebês não são biologicamente programados para preferir cores em particular, assim como não gostam delas muito precocemente, como alguns adultos desavisados podem imaginar.

As crianças, ao invés disso, se tornam “detetives de gênero”, e logo que começam a entendem que são um menino ou uma menina, buscam maneiras de estar de acordo com o estereótipo social do gênero. Não é muito difícil que elas entendam as cores que devam gostar, já que desde antes de nascerem, seus quartos e roupas já estão separados por cores representativas.

A partir de dois ou três anos, as crianças costumam começar a falar sobre sexo e buscar informações sobre ele. Assim, como a cor rosa socialmente significa feminilidade, não é surpreendente que as meninas nessa idade sejam atraídas pela cor. No entanto, essa rigidez parece diminuir com a idade. É só pensar na quantidade de homens adultos que usam camisas e gravatas rosa sem nenhum problema.

Problema mesmo é explicar que a cor rosa, de fato, não existe. Isso mesmo que você leu. Cientistas estão mais uma vez inclinados a declarar que a cor rosa teoricamente não existe. Para isso eles usam o arco-íris como exemplo. Vermelho e violeta - as duas cores necessárias para se “fabricar” o cor de rosa - estão em lados opostos do espectro. Uma vez que as duas cores não interagem naturalmente em qualquer comprimento de onda dentro do arco, os cientistas afirmam que o rosa não é real. É uma farsa, uma fraude. A grande mentira que já inventaram em nossos cérebros - e que nossos olhos aceitam.

Na verdade, dizem eles, o rosa deveria ser chamado de “menos verde”, porque a cor rosada é o efeito da luz branca uma vez que você omite o verde.

Seguindo o exemplo do arco-íris, se tentarmos enrolá-lo para montar uma roda de cores, haverá uma lacuna entre o vermelho e o violeta. É aí que todo o resto da luz no universo deve ir - ondas de rádio, microondas, raios-Z, raios gama, ultravioleta e infravermelho, etc. Mas já que não podemos ver qualquer um desses comprimentos de onda, podemos substituir tudo isso que se encontra lá escondido pela cor rosa.

Justiça seja feita, nenhum comprimento de onda da luz possui a cor rosa, que requer uma mistura entre as cores vermelha e roxa, extremos opostos no espectro visível. Trata-se de algo bastante fácil de fazer, que não implica nenhuma ameaça aparente à condição ontológica de rosa (embora esta propriedade pareçe demonstrar que as leis do universo conspiraram contra um laser rosa).

O problema começa quando imaginamos o espectro visível curvando-se em um círculo, com a cor rosa na fatia que falta entre o vermelho e roxo. “O rosa acontece quando os lados vermelho e violeta ficam juntos, mas eles nunca ficam juntos, o que faz do cor de rosa uma invenção humana”, escreve Robert Krulwich, um dos cientistas voltados para desmistificar a existência do rosa.

Será então que a Pantera Cor de Rosa não existe? E as milhares de roupinhas de bebês espalhadas pelo mundo? Este é um enigma tão complicado que nem mesmo o Inspetor Clouseau conseguirá desvendar.

Afinal, como mencionamos alguns parágrafos acima, os cientistas estão “mais uma vez” tentando provar que essa cor não existe porque esta não é uma descoberta nova, é apenas mais um daqueles consensos científicos que o público em geral desconhece. O vídeo abaixo, bem didático, explica toda essa situação de arco-íris, luzes e “menos verde” de uma forma mais gráfica. Lembre-se de ativar as legendas em português no botão no canto direito inferior da tela:


(Fontes: Seattle Pi e American Scientific)

Prev Next

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)