Tamanho do texto

+
A
--

Serviço de Utilidade Óptica: dicas para se adaptar aos óculos

Saúde Visual recebeu, através do nosso “Fale conosco”, uma pergunta do leitor Fred Aguiar sobre adaptação aos óculos novos. Segundo ele, foi a primeira vez que ele, desde que começou a usar óculos, fez uma atualização do grau das lentes. O leitor disse que sentiu dor de cabeça o dia inteiro, que as proporções ficaram alteradas e as perspectivas, diferentes. E encerra perguntando se este incômodo todo é normal e quanto tempo leva para passar.

Foi quando percebemos que estas dicas estão espalhadas em diversos artigos de nosso site, seja falando em ambliopia, lentes, miopia, etc. Então achamos por bem reunir tudo em um só lugar e, desta forma, facilitar a vida não só do Fred mas de todos os nossos leitores que usam óculos – ou que ainda vão usar.

Óculos foi uma invenção que permitiu às pessoas adquirirem a ferramenta perfeita para contrabalançar a visão deficiente. Independente de ser hipermetropia ou presbiopia - a lente correta existe para, virtualmente, qualquer prejuízo visual. Obviamente, se você adquiriu um novo par de óculos e não consegue enxergar nitidamente com ele, isso vai causar muita frustração.

Afinal de contas, seus óculos novos são elegantes e ficam perfeitos em você, mas você ainda não consegue enxergar com nitidez. Esses problemas de visão possuem muitas causas diferentes. Mas não fique triste: existem muitas razões diferentes que explicam o porquê de você estar passando por isso. De cara, a boa notícia: Normalmente, o problema se resolve por si mesmo e você pode voltar a seu oftalmologista para pedir ajuda.

Sempre que se adquire um par de óculos de uma marca nova que nunca se usou antes, é necessário se acostumar a ele. Algumas pessoas precisam de apenas alguns dias para se acostumar, ao passo que outras podem precisar de até duas semanas. Assim, é absolutamente normal se você só consegue ver o aro da armação na primeira vez que coloca seus óculos. A razão para tanto recai no centro visual do cérebro. Ele primeiro precisa se adaptar às novas e grandemente modificadas condições visuais. Isso também afeta as pessoas que receberam lentes prescritas com um grau diferente de antes ou que escolheram uma nova armação ou um tipo diferente de óculos. Portanto, é importante continuar usando seus óculos constantemente para que seus olhos se ajustem a eles.

A responsabilidade, neste caso, é da natureza humana, pois entre 40 e 49 anos, a visão das pessoas começa a decair e elas eventualmente precisarão de óculos. Em um estudo com mais de 20.000 indivíduos, determinou-se que quase 60% de todas as pessoas que realmente precisam de óculos pela primeira vez demoram muito para comprar seu auxílio visual. E, depois de finalmente adquirirem os óculos, seu centro de visão do cérebro precisa se adaptar às novas condições pela primeira vez. Apesar de tudo, isso acontece muito rapidamente. Praticamente todos os usuários de óculos se perguntam por que não fizeram isso antes.

Portanto, eis um conselho valioso para as pessoas que já usam óculos e cujo grau aumentou drasticamente (por exemplo, devido a um astigmatismo ou uma miopia graves) por causa de uma demora no controle: O centro no cérebro precisa se acostumar às novas impressões visuais antes de você poder desfrutar novamente de uma visão confortável e perfeita. Traduzindo: Tenha paciência com seus óculos novos. Em geral, um exame de vista a cada dois anos é recomendado para as pessoas que já usam óculos.

No caso de óculos com lentes progressivas, que facilitam uma visão nítida em todas as distâncias, as zonas para diferentes distâncias de visão se combinam continuamente umas com as outras. Isso possibilita ver cada detalhe com clareza, de perto e de longe, sem saltos na imagem. O período de familiarização pode levar até três semanas. Durante esse período, você deve usar seus óculos o tempo todo. A familiarização é especialmente difícil para pessoas mais idosas, se as diferenças entre as faixas de perto e de longe forem grandes. Nesses casos, o período de familiarização pode levar até três semanas.

Aqui, outro bom conselho dos especialistas: Se tiver problemas, comece usando seus óculos apenas quando estiver sentado. Vá se adaptando lentamente a suas novas progressivas usando-as, então, quando você se movimenta durante o dia, por exemplo, para subir escadas, dirigir ou praticar esportes. Claro que a qualidade das lentes é de suma importância. Para consultas e ajuda, sempre procure seu oftalmologista.

O que pouca gente sabe é que, além da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, a visão também pode ser gravemente afetada pelo stress excessivo. Frequentemente, quanto mais estressado a pessoa estiver, mais prejudicada a visão será. Portanto, outra dica: Quando estiver pronto para adquirir um novo par de óculos, vá ao oftalmologista para fazer os exames o mais relaxado possível. Se você estiver estressado, os resultados de seus exames podem não ser precisos.

Outra situação que merece atenção: Você sofre incidentes ocasionais de algum prejuízo súbito em sua visão apesar de estar usando um par de óculos novo e recém adaptado? Se for assim, você pode ter uma condição crônica, como diabetes ou hipertensão. As duas doenças exercem um impacto enorme sobre a acuidade visual de uma pessoa. Nesse caso, seus problemas de visão não são, provavelmente, causados por seus óculos, mas por grandes flutuações em sua taxa de glicose ou pressão sanguínea. Muitas pessoas sequer imaginam que sofrem dessas condições; portanto, pode ser hora de um check-up.

Além disso, alguns medicamentos também podem prejudicar a visão. Se você estiver tomando algum medicamento, pergunte a seu médico se pode ser esse o caso.

Depois dos tempos aqui indicados, caso você ainda não esteja satisfeito e sua impressão visual não estiver melhorando, peça para seu oftalmologista verificar novamente as especificações: Certifique-se que o grau das lentes é o mesmo da prescrição e que as lentes estão centradas. Talvez você também queira reavaliar o ajuste de seus óculos: Óculos que ficam escorregando do nariz ou que não ficam retos podem afetar a correção e, consequentemente, o desempenho visual. O oftalmologista é o especialista que pode realizar todas essas verificações, além de poder enviar suas lentes para uma revisão com o fabricante.

E não é só isso: Se você tiver qualquer outro problema com seus óculos como, por exemplo, com as superfícies das lentes, fale também com seu oftalmologista. Ele avaliará as circunstâncias e decidirá se é necessário ou não enviar as lentes para uma revisão no fabricante. Influências mecânicas, térmicas ou químicas podem potencialmente alterar o tratamento. Arranhões nas lentes também podem provocar problemas de visão. Isso já é um tanto desagradável, pois os arranhões não podem ser removidos e as lentes deverão ser trocadas.

Vamos, então, resumir, em forma de dicas, tudo o que tratamos no texto acima:

  • Dê tempo ao tempo. Pode-se levar até duas semanas para se adaptar a um novo par de óculos. Se você nunca havia usado óculos antes, ou nunca usou óculos com prisma, a expectativa é de que leve algum tempo para adaptar-se. Pacientes que já tenham usado óculos com prisma anteriormente e apenas adaptaram a prescrição podem esperar um tempo menor.
  • Evite atividades que possam fazer os sintomas piorarem ou colocar você em perigo. Se estiver tendo problemas com percepção de profundidade ou tontura, por exemplo, não dirija e evite movimentos bruscos com a cabeça pois os movimentos mudam constantemente seu ponto focal e podem contribuir para dores de cabeça e fadiga ocular.
  • Use os óculos o máximo que puder. Você precisa passar bastante tempo deixando seus olhos se acostumarem à nova prescrição, e o melhor jeito de fazer isso é usando os óculos durante todo o dia, se possível. Não alterne entre os óculos novos e antigos, isso só piorará os sintomas.
  • Veja TV ou sente-se calmamente tentando não mover os olhos em torno de si, mas, em vez disso, permita que os olhos concentrem-se naturalmente em um ponto distante. Isso permitirá que os músculos do olhos se ajustem ao novo comprimento focal fornecido pelas lentes.
  • Permita que seus olhos descansem. Se a pressão sobre os olhos se torna dolorosa, remova seus óculos novos. Feche os olhos por alguns minutos e permita que os músculos relaxem por até uma hora, se possível. Alguns especialistas indicam que, caso a acuidade visual seja boa o suficiente para que a pessoa leia sem seus óculos, deve se considerar ler sem eles para permitir que os olhos se concentrem em algo.
  • Ligue para o oftalmologista ou optometrista se os sintomas piorarem, se eles não melhorarem com o tempo ou se passar duas semanas e você não se adaptar por completo. O médico pode precisar vê-lo para avaliar se a prescrição precisa ser modificada.



(Fonte: Carl Zeiss Vision do Brasil & eHow Brasil)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)