Tamanho do texto

+
A
--

Máscara high-tech promete ajudar usuário a dormir menos e melhor

Não dormir o suficiente pode acelerar o envelhecimento e os olhos muitas vezes são os primeiros a sofrer! Além da vermelhidão, a falta de sono também provoca círculos escuros sob os olhos (olheiras), movimentos involuntários dos olhos, olhos secos e visão embaçada.

Médicos sempre ressaltam a importância do sono para a nossa saúde física e mental. Portanto, se a privação do sono é danosa para a manutenção da boa saúde, uma invenção criada na Polônia pelo estudante de medicina Kamil Adamczyk promete causar muita polêmica

Trata-se da NeuroOn, uma máscara dormir que controla o sono e também promete fazer de quem a usa uma pessoa mais criativa e produtiva.

O produto tem uma tecnologia para monitorar os movimentos dos olhos, ondas cerebrais e tensão muscular enquanto a pessoa dorme e com qual frequência ela acorda durante a noite. O resultado deste monitoramento permite tornar possível manipular todo o processo do sono.

Isto porque, quando dormimos, experimentamos dois padrões de sono: primeiro o REM, que soma 15% do total e, depois de um tempo, o NREM. Acontece que o estado mais repousante ocorre no início. Ou seja, para aumentar o período REM é preciso “começar” a dormir várias vezes, o que os especialistas chamam de sono polifásico.

Este tipo de sono é praticado por personalidades dinâmicas e multi-tarefas, como Leonardo Da Vinci e Miguel Falabella, por exemplo. Estes e outros homens criativos e seus grandes legados deixam a certeza de que o sono polifásico, em etapas, construído por pequenas sonecas tiradas ao longo do dia, seja ideal para aumentar a produtividade.

O objetivo da NeuroOn é permitir que o consumidor mude de sono monofásico para polifásico, ou seja, divida o sono em partes menores durante o dia. Com base nos dados coletados pela máscara enviados via Bluetooth para um smartphone, o dispositivo vai analisar as informações para escolher o melhor padrão de sono para o usuário. Além de monitorar o sono, o dispositivo acorda o usuário "suavemente", no momento certo.

Kamil Adamczyk disse ao site da FastCompany que, com a máscara, também será possível interferir no processo do “sonho lúcido”. Tanta promessa rendeu frutos: apresentada no site Kickstarter, site que junta colaboradores para tirar projetos do papel, a máscara conquistou fãs rapidamente - a meta de arrecadar cerca de 200 mil reais (£61,000) foi alcançada em apenas um dia e isso significa que o invento poderá ficar disponível para venda em breve.



(Fonte: FastCompany)

Prev Next

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)