Tamanho do texto

+
A
--

No futuro, todos poderão ter "olhos de gato"

O olho. Um órgão tão incrível que, além de ter este site todo voltado para ele, tem uma seção inteira falando dele, sua anatomia, as principais partes e estrutura, os tecidos, o funcionamento, as doenças e defeitos da visão.

A luz que entra pelos olhos é focalizada na região da retina, que fica no fundo do globo ocular. Devido a um fenômeno óptico, os olhos humanos captam a imagem de ponta-cabeça. Ao chegar à retina, células especiais, fotorreceptoras, detectam diferentes frequências de luz e transmitem os estímulos pelo nervo óptico, que liga os olhos ao cérebro. O cérebro recebe e processa esse sinal para transformá-lo na imagem que você enxerga, colocando-a, inclusive, na posição correta.

O poder de usar a informação visual não depende apenas de ver, mas também de compreender o que foi visto. A compreensão das informações visuais - reconhecimento de contornos, cores e da relação com outros objetos - depende da forma como as células sensíveis à luz da retina estão conectadas com o sistema nervoso. Portanto, a função dos olhos no ser humano vai além da forma como a imagem visual é convertida em mensagem, ou seja, ela abrange também o campo de interpretação desta mensagem.

Outro campo abrangente é o que diz respeito às diversas formas de perder a visão. A mais comum são os danos na retina. Contra tais danos, cientistas em todo o mundo procuram desenvolver soluções variadas, como o olho biônico australiano, as células-tronco japonesas, ou próteses estadunidenses.

Além dos implantes alemães, desenvolvidos pela empresa Retina Implant AG, especialista no desenvolvimento de implantes sub-retinais. Eles já haviam lançado o Alpha, microchip eletrônico voltado para pacientes que perderam a visão através de doenças que destroem as células de detecção de luz nos olhos, mas mantém os neurônios de processamento de visão intactos, como na retinose pigmentar.

Agora, a empresa alemã desenvolveu outro microchip, este com 1 520 sensores, que são capazes de restaurar a visão de uma pessoa cega até a resolução de 38 x 40 pontos. Sem dúvida, é uma resolução grosseira, que basta, apenas, para sentir a presença de luz, distinguir formas geométricas e reconhecer certos objetos. Para quem perdeu toda a visão, porém, isto faz uma incrível diferença.

O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o efeito colateral deste novo implante. O chip torna as pessoas capazes de ver raios infravermelhos (um tipo de luz invisível aos humanos), o que dá a eles a capacidade de enxergar no escuro total, um feito ainda melhor que o dos gatos – e algo que somente o jovem Nong Youhui é capaz de fazer (e sem implantes).

Quem sabe no futuro, quando a tecnologia alcançar uma resolução aceitável, é bem possível que algumas pessoas queiram o mesmo ‘super poder’ já que a visão artificial será mais poderosa que a humana, tanto na acuidade (capacidade de identificar detalhes sutis) quanto no alcance.



(Fontes: Superinteressante & Ig Saúde)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)