Tamanho do texto

+
A
--

Em busca da precisão absoluta de cores

Saúde Visual publicou esta matéria sobre a evolução das telas, cada vez maiores, melhores e mais inovadoras, com novas tecnologias lançadas para smartphones, tablets e TVs, além de categorias completamente novas de produtos, como dispositivos vestíveis (como os óculos do Google) e a relação disto tudo com a visão.

Alguns leitores escreveram para nós perguntando por que certas cores ficam muito diferentes na tela, apesar de todos estes avanços.

É preciso ter em mente que existem há muitos fatores e causas para que tal ocorra, incluindo a gama de cor, a calibração do branco, a escala de intensidade, o gerenciamento de cor e, por fim, possivelmente o processamento dinâmico de imagens implementado de maneira inadequada.

As telas de todos os displays são espelhos que refletem a luz de tudo que é iluminado e que está diante delas, incluindo lâmpadas, janelas e luz do sol direta ou indireta. Tudo isso, por sua vez, lava as cores da tela, degrada o contraste das imagens e interfere na visualização do que está sendo exibido. Todas as telas reflexivas estão sempre ligadas, são legíveis ao sol e incluem retroiluminação para quando está escuro. Surpreendentemente, nenhuma delas telas inclui um sensor de luz ambiente para controle automático de brilho, o que poderia melhorar e muito a duração da bateria.

Para medir e mapear a precisão de cor absoluta, bem como os erros, em qualquer tela utilizam-se equipamentos e testes específicos para tal. Por conta disto, já neste ano, esperam-se grandes melhorias neste aspecto, como consequência dos pontos quânticos e de avanços de processamento no gerenciamento de cores.

Mas precisamos levar em consideração, porém, que existe um limite de acuidade visual no olho humano - poucos têm uma visão 20/20, sendo que a maioria de nós tem menos que isso. Sendo assim, há um limite bastante útil para a resolução e a densidade de pixels das telas e ultrapassá-lo não tem nenhum sentido prático, pois não há benefícios visuais e o desempenho da tela geralmente decresce (além de, claro, o custo total do aparelho subir significativamente).

Para compreender melhor esta colocação, basta imaginar que, levando em conta apenas a acuidade da visão 20/20, o limite prático da resolução de um smartphone está em cerca de 450 ppi. Mas para ver todos os detalhes da imagem é preciso segurar o aparelho bem perto dos olhos. No caso das TVs, ainda para uma visão 20/20, quem tem uma TV de 40 polegadas terá que vê-la de uma distância menor que 1,60m para notar a diferença – e assim progressivamente..

A qualidade de imagem, a fidelidade e a precisão de cor foram melhorando regularmente graças a melhorias na tecnologia das telas, processamento de sinal avançado, calibração de fábrica automática e aumento da concorrência. Especialistas realizaram uma série de testes e medidas de laboratório mostrando que os melhores smartphones, tablets e TVs são comparáveis, em precisão, com os monitores profissionais de estúdio. Com tamanha qualidade, é possível ver as fotos digitais em alta fidelidade.

Isto é especialmente importante, já que, geralmente, você conhece as cores das coisas que aparecem nas fotos que você tirou. Outra vantagem aparece na hora de fazer compras pela internet: as mercadorias aparecerão em cores precisas, então você terá uma boa ideia do que está comprando, diminuindo assim as chances de você não gostar do produto e querer trocar.

Para não dizer que não falamos em desvantagens, podemos incluir a fome causada pelas imagens de alimentos apresentadas em telas tão exatas, além do tempo gasto vendo séries e filmes, pois eles ficarão com imagens mais que excelentes...



(Fonte: Display Mate Technologies)

Prev Next

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)