Tamanho do texto

+
A
--

Pestanas com jóias, pintura com os olhos, maquiagem artística... haja saúde visual!

Arte é um termo que vem do latim, e significa técnica/habilidade. A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, arte da ciência, da religião e da tecnologia.

Trata-se de uma atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira.

Isto talvez explique porque, todos os anos, surja uma nova tendência de arte nos (ou para os) olhos.

Já mostramos a joia implantada no globo ocular, a tatuagem na esclera e a lambida nos olhos da pessoa amada. Mas, obviamente, os modismos não pararam por aí.

A maquiadora e fotógrafa israelense Tal Peleg, por exemplo, é uma artista que transforma a própria pálpebra em uma tela capaz de receber qualquer detalhe, qualquer desenho. Para ela não existem limites para reproduzir em seus olhos artes que impressionam pela riqueza de formas, cores e precisão. Mas qual o problema com isso?

Acontece que os conservantes utilizados na maquiagem podem, ao longo do tempo, permitir que as bactérias cresçam. Qualquer tipo de maquiagem vencida, fora da data de validade, deve ser jogada fora imediatamente, sob risco de, no mínimo, se contrair uma infecção ocular.

Isto para as maquiagens caseiras. No caso dos maquiadores profissionais, além da validade dos produtos, no caso específico do rímel é recomendável utilizar pincéis descartáveis, para evitar contaminação (Para conhecer melhor o trabalho de Tal, basta clicar ).

Já o artista argentino Leandro Granato em seu estúdio na cidade de Alejandro Korn, na região metropolitana de Buenos Aires, pinta com uma técnica única: ele inala a tinta pelo nariz e... a esguicha pelo olho!

Segundo ele, cada cliente recebe, junto com o quadro, um vídeo demonstrando o processo e explicando como ele faz para não machucar os olhos. Não há conhecimento de outro “artista” que faça quadros abstratos usando a bizarra técnica de Leandro. E os oftalmologistas agradecem, claro! Se você quiser conferir um vídeo dele executando sua 'obra', clique .

E os cílios, claro, não escapam destas perigosas tendências “artísticas”: a nova moda é enfeitá-los com joias. Confira no vídeo abaixo como isso funciona e as explicações de um especialista sobre o que isso pode significar para a saúde dos olhos (como o vídeo está em inglês, não deixe de ativar as legendas clicando no ícone situado na parte de baixo da barra de ferramentas, ao lado do ‘relógio’):


(Fontes: Bol, Feminices & The Optical Vision Site)

Prev Next

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)