Tamanho do texto

+
A
--

Truque permite enxergar nitidamente sem óculos

Esqueceu seus óculos? Pior! Perdeu seus óculos? Ou, ainda, sua lente de contato caiu e você não mais a achou? Tem que correr no oftalmologista para uma nova receita e, depois, voar ao oculista para fazer uma nova armação ou lente?

Pois seus problemas terminaram! Ou, pelo menos, já não precisa tanta correria. Segundo o canal Minute Physics, existe um truque que funciona quase como mágica para fazer você enxergar com nitidez, quando você estiver sem seus óculos ou lentes.

Nossa visão funciona, basicamente, quando a luz sai de uma determinada fonte, reflete nos objetos e viaja até os nossos olhos, chegando à nossa retina, onde uma imagem será formada. O problema é que a luz atinge a sua retina em vários lugares, o que resulta em uma imagem fora de foco.

É para corrigir isto que entra em ação o cristalino, que funciona basicamente como uma lente, de maneira que seu trabalho é focar a luz em um único ponto da retina. Acontece que o cristalino só pode focar a luz que vem de uma determinada distância. Se um objeto está muito perto, ou muito longe, sua luz irá se espalhar pela retina, formando uma imagem borrada.

Como, porém, os músculos dos nossos olhos nos permitem acomodar um pouco melhor a luz, quando apertamos o globo ocular, provocamos mudanças focais que nos permitem ver com nitidez a diferentes distâncias. Mas, de vez em quando, nossos olhos não são capazes de fazer isso espontaneamente. É aí que precisamos usar óculos/lentes.

Mas, e quando nos esquecemos deles ou os perdemos? Neste momento podemos utilizar o tal truque.

Que é muito simples: basta fazer um buraquinho bem, mas bem pequeno mesmo, usando o seu dedo indicador. Também é possível furar um pedaço de papel com uma agulha para obter o mesmo efeito, mas é bem mais simples usar as mãos - tipo aquela brincadeira de fazer uns óculos com as mãos, só que com 'lentes' bem menores.

Diferentemente do cristalino, um buraquinho muito pequeno (do tamanho de uma cabeça de alfinete) consegue focar a luz proveniente de qualquer distância. Justamente por ser tratar de um orifício muito pequeno, permite que a luz venha de apenas um lugar e, portanto, de apenas uma direção a partir de qualquer fonte. Assim, não existe a possibilidade de formar uma imagem borrada.

O único detalhe é que essas imagens nítidas são formadas a partir do bloqueio da luz, ao invés do foco, o que resulta em imagens mais escuras – motivo pelo qual, inclusive, usamos lentes ao invés de buraquinhos nas mãos que, entretanto, na hora do aperto, quebram o maior galho...

Abaixo, o vídeo demonstrativo da técnica (não esqueça de ativar as legendas em português):


(Fonte: Gizmodo Brasil)

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)