Tamanho do texto

+
A
--

Louva-a-deus usa o menor óculos 3D do mundo (para uma pesquisa)

Você pode não gostar de ver filmes em 3D. Seja porque não consiga ver as imagens tridimensionais, ou porque não confie na higiene dos óculos que todos usam ou, ainda, por possuir alguma predisposição patológica que torne contraindicado assistir um filme com esta tecnologia.

Imagine, então, ser obrigado a usar um óculos 3D em nome da ciência.

Foi o que fizeram alguns cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido: colaram um pequeno óculos 3D na cara de um louva-a-deus para tentar entender como funcionam os olhos dos insetos. Incomum para invertebrados, os louva-a-deus possuem visão estereoscópica. Isso faz deles não somente caçadores sofisticados, mas também, alvo da curiosidade dos cientistas.

Assim, sem ter muita escolha, um louva-a-deus teve óculos grudado em sua cabeça com cera de abelha e, depois, foi colocado de frente a um monitor de computador que exibe imagens em 3D. Com isso, os pesquisadores pretendem testar a percepção de profundidade para ver como ela difere da dos humanos. Tudo em prol da criação de robôs com uma melhor visão, explica Vivek Nityananda, um associado de pesquisa em neurociência.

Apesar de parecerem interessantes, os experimentos são um pouco irritantes para os insetos. Isto porque, ao ajustar os efeitos 3D na tela, os pesquisadores tentam, propositalmente, incomodá-los fazendo com que pareça que um objeto está indo em direção a eles. Depois disso, os óculos são retirados e o louva-a-deus é levado para outra sala onde recebe alimento.

Os pesquisadores criaram o vídeo abaixo, chamado Man, Mantis & Machine, para acompanhar o trabalho. Assista e, se der vontade de rir, lembre-se que esta pesquisa pode ajudar a, mais tarde, abolir o uso daqueles óculos 3D, com aquele horroroso par de lentes que escurece a tela e incomoda muita gente...


(Fonte: Discovery News)

Prev Next

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)