Tamanho do texto

+
A
--

Óculos de sol para a criançada ficar protegida

Nos dias de sol é comum a criançada ir brincar protegida com protetor solar, bonés e chapéus, guarda-sol e outros ítens. Mas... E os olhos? Eles também merecem a mesma atenção, os mesmos cuidados. Mas 90% dos brasileiros não se preocupam em proteger a visão de seus filhos e não tem o hábito de proteger os olhos de suas crianças durante os passeios ao sol – seja nos parques, na praia ou mesmo no quintal de casa.

Os olhos estão sujeitos a riscos semelhantes aos da pele, quando expostos à radiação ultravioleta, principalmente, por tempo prolongado, entre as 9h e 15h. As crianças são ainda mais suscetíveis, ou seja, quanto mais cedo os olhos forem expostos às radiações, maiores as probabilidades de aparecerem problemas, caso o hábito não seja corrigido.

As conseqüências podem ser desastrosas, com o surgimento de catarata, degeneração da retina e até câncer intra-ocular. Como a radiação é cumulativa, em razão da transparência dos meios que compõem o olho, há uma maior penetração de radiação – principalmente a ultravioleta, maior fator de risco para doenças que se apresentarão mais tarde, como degeneração macular e catarata.

Contra isso, os pais podem lançar mão dos óculos de sol com proteção ultravioleta e o material utilizado na fabricação deve ser resistente – afinal falamos de crianças e seu estilo de vida bem agitado. O policarbonato, por exemplo, é considerado inquebravel. Portanto, não servem aqueles óculos com lente de plástico, que podem ser comprados em lojas de brinquedos, simplesmente porque não vai ter proteção alguma e a criança ainda corre o risco de quebrar e se machucar.

Além disso, os pais caem na tentação de comprar óculos de sol de vendedores ambulantes que são, aparentemente iguaizinhos aos modelos originais e bem mais baratos, mas escondem o grande mal que podem causar à visão. A maioria dos óculos de qualidade apresenta o selo de qualificação sobre o grau/percentual de proteção contra a radiação UV. O ideal é que esta qualificação seja de 100%.

Apesar de não existir idade mínima para criança começar a usar óculos escuros, especialistas concordam que aos 8 meses de idade ela já pode ganhar um e que a partir dos 2 anos não dá para postergar o hábito.

Já existem armações para crianças com idade inferior a quatro ou cinco anos e os fabricantes garantem a proteção contra os raios UVA e UVB. De qualquer forma, os pais devem expor filhos nesta faixa etária o mínimo possível ao sol, ficando com eles sob a sombra de uma barraca ou guarda-sol e vestindo-lhes chapéus, sempre.



(Fonte: Portal Genco)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)