Tamanho do texto

+
A
--

Conheça o "fenômeno entópico do campo azul"

Como você pode conferir em nossa seção “Os olhos”, as famosas janelas da alma possuem diferentes partes, como o nervo óptico, a íris, a córnea e a pupila. Uma delas, a retina, age como receptor para toda a luz que entra. Como a maioria das outras partes do corpo, os nossos olhos precisam de sangue e do oxigênio que ele carrega.

Os capilares que levam o sangue para e ao redor do olho passam sobre a retina. E eles são muito, muito estreitos. Tanto que as células precisam viajar em fila indiana através deles. Isto significa que há um fluxo quase constante de células vermelhas do sangue em nossas retinas. “Quase constante” porque os glóbulos vermelhos representam mais de 90% das células em nossa corrente sanguínea. Os glóbulos brancos e as plaquetas compõem o resto.

Os glóbulos vermelhos absorvem a luz azul, efetivamente lançando uma sombra sobre a retina. Mas os nossos olhos e cérebro “consertam” o problema, corrigindo as cores bloqueadas.

Acontece que, de vez em quando, um glóbulo branco aparece nas células capilares. Os glóbulos brancos deixam a luz azul passar, causando uma falta de correspondência de sombra, grosso modo, o contorno da célula, uma vez que passa sobre a retina.

Como já explicamos, os capilares são muito estreitos e os glóbulos brancos, que normalmente são redondos, têm que se esmagar um pouco para passar, fazendo a diferença da ausência de sombra ser alongada. A luz adicionada não é corrigida, por isso vemos o branco glóbulo passar sobre a nossa retina.

O efeito é chamado de “fenômeno entópico do campo azul”, ou fenômeno Scheerer, em homenagem ao oftalmologista alemão Richard Scheerer, que foi o primeiro a prestar atenção clinicamente a ele, em 1924, com “entópico” significando “dentro do olho”.

Geralmente, quando olhamos para o céu em um dia claro, podemos observar os pequenos pontos brilhantes e dispersos se espalhando ao redor. Também é possível observar o fenômeno olhando uma imagem azul imitando o céu. Ou, ainda, clicar na imagem que ilustra este artigo, acima.

Mas não confunda os leucócitos com aquelas manchas ou pontos escuros no campo de visão, muito conhecidos como “moscas volantes”. Neste caso também não se trata de uma doença, mas de um sintoma que pode aparecer em diversas doenças oculares, após cirurgias - como as de catarata -, após traumatismos nos olhos ou espontaneamente.

Em geral, são pequenas opacidades dentro de uma gelatina que temos dentro do olho, chamada humor vítreo, que preenche toda a cavidade posterior do globo ocular. Embora esses corpos flutuantes pareçam estar na frente do olho, eles estão realmente flutuando dentro da gelatina e a sombra deles é projetada sobre a retina, conforme a movimentação dos olhos.

O vídeo abaixo mostra, em detalhes, o que explicamos até aqui sobre o “fenômeno entópico do campo azul”:


(Fonte: Geeks Are Sexy)

Prev Next

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)