Tamanho do texto

+
A
--

Campanha na internet busca tratamento para "Neve Visual"

Nossa leitora Mayara Almeida, através da página do do Saúde Visual, solicitou que nós divulgássemos este link: www.gofundme.com/visual-snow.

Trata-se de uma campanha de arrecadação de fundos para uma pesquisa sobre o transtorno conhecido como Visual Snow (Neve Visual, em tradução livre). Já tratamos deste assunto nesta matéria, porém, como Mayara faz questão de nos escrever, somos “o único portal brasileiro a falar sobre Visual Snow”.

De fato, este é um transtorno bem pouco conhecido ainda no Brasil, infelizmente. Sendo assim, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto.

Neve Visual (NV) tem como característica a persistência em enxergar como se estivesse nevando ou, ainda, algo como aquela estática (chuvisco) de televisão só que em todo o campo visual (para compreender melhor, clique na imagem acima que ilustra esta matéria). Isso tende a ser pior no escuro, mas pode ser visto em todas as condições de iluminação.

A NV não deve ser confundida com os fenômenos entópicos normais ou flocos vítreos. Enquanto essas duas condições também fazem surgir manchas e objetos flutuantes, isso não é o mesmo que NV.

Não há uma causa conhecida para a neve visual. Através de estudos de casos documentados, acredita-se que o uso de drogas, legais ou ilegais, possa levar ao problema, mas pouco se sabe sobre as causas específicas. Algumas ligações entre doença autoimune, como a doença de Lyme, foram encontradas. No entanto, muito mais casos de NV não trazem nenhuma outra conexão para tal estado.

Um detalhe importante é que embora a NV afete a visão, pouquíssimas pessoas apresentam resultados irregulares nos exames. Tomografia computadorizada e ressonância magnética também tendem a apresentar um quadro normal, enganado os médicos. É mais provável que seja um desequilíbrio químico indetectável no cérebro.

Não existe, até o momento, um tratamento estabelecido para NV. Muitos pacientes têm tentado medicamentos para enxaqueca com pouco ou nenhum sucesso. Outros tentaram ervas, acupuntura e quiropráticos, novamente com pouco ou nenhum sucesso.

Os sintomas não nunca vão embora. Mesmo com os olhos fechados é possível ver as estáticas e outras imagens visuais perturbadoras. Muitos pacientes sofrem também de sintomas não visuais, tais como fadiga, zumbido ou despersonalização e desrealização.

A campanha que nossa leitora Mayara nos trouxe é uma ação do – uma instituição de caridade fundada por Jennifer Ambrose, que demorou a descobrir qual era seu problema de visão e, ao saber-se portadora de NV, teve um choque ao descobrir sobre as dificuldades de tratamento. Por isso ela fundou o instituto que, com a ajuda de um punhado de médicos, se esforça para levantar fundos para a pesquisa e encontrar, assim, um tratamento.



(Fonte: Eye on Vision Foundation)

Prev Next

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)