Tamanho do texto

+
A
--

Chega de "fiu-fiu": O assédio sexual pelos olhos das vítimas

Em 2003, o site Think Olga criado pela jornalista Juliana de Faria e dedicado a elevar o nível da discussão sobre feminilidade nos dias de hoje, realizou uma pesquisa on-line sobre assédio sexual com a participação de oito mil mulheres. Batizada com o sugestivo nome “Chega de fiu-fiu”, a pesquisa revelou que 83% não gostam de ser cantadas nas ruas.

Encarar de forma persistente o que muitos consideram um inocente “oi, linda” causa medo e é reconhecido como violência - 68% foram xingadas ao recusar cantadas. Outras revelações da pesquisa: 81% das mulheres afirmaram já ter deixado de fazer algo por medo de assédio; 85% disseram ter sido tocada de forma inapropriada.

Numa realidade como a revelada na pesquisa, na qual as mulheres sentem sua liberdade no espaço público tolhida, a “Chega de fiu-fiu” cresceu, resultando na criação de uma mapa interativo no qual denúncias anônimas ou não indicam locais onde pessoas foram assediadas. E, da ideia de percorrer os trajetos indicados pelo mapa que Juliana, em parceria com a documentarista e jornalista Amanda Kamanchek, e a fotógrafa e documentarista Fernanda Frazão, nasceu um documentário, também intitulado “Chega de fiu-fiu”.

Ao investigar qual é o espaço da mulher na cidade, as três percebem o quanto a sociedade ainda precisa avançar nas questões de igualdade de gênero. Intercalando entrevistas com especialistas e filmagens nas ruas feitas por mulheres usando óculos com microcâmeras, a ideia do filme é esquentar ainda mais um debate que ganha força no mundo inteiro. Fernanda observou que a experiência de caminhar pelas ruas com os óculos tem sido quase um ato performático para as mulheres que participam do documentário, que ainda não tem data de lançamento.

O grupo de criadoras espera que o filme amplie o público da campanha “Chega de fiu-fiu” e planejam usá-lo como estratégia de formação em escolas, com funcionários do metrô, delegacias e defensorias.

Para maiores informações sobre o projeto e para efetuar doações que tornem esse filme realidade é só entrar aqui: http://catarse.me/pt/videochegadefiufiu.

Assista abaixo o vídeo da campanha do documentário “Chega de fiu-fiu”:

 

(Fonte: O Globo)

Prev Next

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)