Tamanho do texto

+
A
--

Cegueira por flash: impossível ou improvável?

As redes sociais foram abaladas pela trágica notícia de que um bebê chinês de três meses teria ficado cego depois que um amigo da família fez uma foto usando com flash.

As informações iniciais, divulgadas pelo jornal "People´s Daily", da China, e que logo ganharam o mundo, diziam que a criança sofreu danos irreparáveis por causa da luz disparada pela câmera, que estava a apenas 25 cm de distância de seu rosto.

Foi o suficiente para espalhar o pânico entre todos os pais que adoram fotografar seus filhos desde o momento que saem do útero materno.

Ainda de acordo com as notícias divulgadas, os pais notaram algo de errado com o bebê logo depois da foto. Em seguida, médicos constataram que ele teve redução parcial de visão no olho esquerdo e perda total no direito. De acordo com eles, o dano não pode ser corrigido nem mesmo com uma cirurgia, uma vez que o flash danificou células da mácula, uma pequena área na porção central da retina altamente sensível a luzes e responsável pela percepção de detalhes como a distinção de cores.

De fato, a mácula não está totalmente desenvolvida antes de a pessoa completar 4 anos, o que explica a razão de as crianças ficarem tão incomodadas com luzes fortes. E é também verdade que danos na mácula podem levar a perda da visão central, impedindo um indivíduo de enxergar coisas que estão bem diante dele. Essa perda é bastante observada em pessoas de idade avançada, devido ao desgate causado pelo tempo.

Mas daí a ficar cego por causa do flash, é possível ou não?

Médicos explicam que os bebês fecham os olhos rapidamente quando expostos a luz, mas mesmo uma fração de segundo é o bastante para causar danos se a luminosidade for muito forte. Por isso, os pais precisam ter cuidado ao acender a luz do banheiro, por exemplo.

Entretanto, mesmo para uma criança que tenha nascido prematura, por mais imaturas que as células da retina sejam, a possibilidade de dano permanente por causa do flash é quase nula. "Não há relatos de nenhum caso assim na literatura médica. Não é totalmente impossível, mas é muito improvável. O mais provável é que o bebê já tivesse uma doença que acabou sendo descoberta por causa disso", disse a oftalmologista Josenalva Cassiano, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

É o que pensam, também, outros três especialistas ouvidos pelo site de notícias UOL. Para eles, isso é "praticamente impossível" e todos reiteram que o mais provável é que a criança já tivesse um problema na visão que acabou sendo descoberto por causa do incidente.

Segundo os oftalmologistas, o flash de uma câmera não tem potencial para causar dano permanente, principalmente por ser muito rápido e ter pouca intensidade. "Para causar um problema tão grave, a intensidade da luz precisaria ser muito alta e o tempo de exposição à ela muito prolongado. O flash de uma câmera dura uma fração de milésimo de segundo e não costuma ser tão intenso. Por isso, não faz sentido levar à cegueira", disse a oftalmologista Denise Fornazari, do Hospital de Clínicas da Unicamp. 

Mas a Dra. Fornazari ressalta que fotos seguidas com flash não é bom para ninguém, nem mesmo para os adultos. "Pode ocorrer algum tipo de lesão por causa do tempo de exposição à luz. Muitos flashes seguidos podem causar algum tipo de lesão, mas não irreparável. Mesmo assim, é preciso ter bom senso", avaliou.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas (SP), explica que uma luz muito forte e um pouco mais prolongada, como por exemplo, o farol de um carro com luz alta no sentido oposto da estrada, pode causar saturação na retina a ponto de ofuscar a imagem por algum tempo, mas que no adulto, por exemplo, a visão é recuperada em questão de segundos. "No bebê também. Talvez a recuperação demore mais, mas recupera".

Segundo ele, o tempo de exposição ao flash dificilmente causaria problemas em bebês. "Existe mais risco aos olhos do bebê ao deixá-lo exposto diretamente ao sol por um período prolongado do que o flash que leva uma fração de milésimo de segundo", finalizou.



(Fonte: UOL Notícias)

Prev Next

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)