Tamanho do texto

+
A
--

A polêmica relação entre etnia e doenças oculares

Saúde Visual já tratou, neste artigo, sobre a falta de compreensão do papel que a etnia pode desempenhar no desenvolvimento de problemas de saúde ocular

Anemia falciforme, aneurisma da aorta, câncer de próstata, diabetes, hipertensão, glaucoma e miomas são algumas das doenças consideradas hereditárias. Ou seja, o histórico familiar aumenta as chances de aparecimento da doença.

A questão dá margem ao debate da relação entre “raça” e doença. Mas, será que faz sentido falar em “doenças raciais”? O estudo do sequenciamento do genona humano já permitiu chegar aos haplotipos (os fatores que levam cada indivíduo a ter predisposição genética), que poderão ajudar a desvendar os genes responsáveis por várias doenças.

Já sabemos que o glaucoma representa a principal causa de cegueira irreversível no mundo. É uma doença causada pelo aumento da pressão ocular, que pode resultar em danos irrecuperáveis ao nervo óptico, levando à perda lenta e progressiva da visão. Esse mal pode ser detectado somente por um exame oftalmológico cuidadoso, em que o especialista mede a pressão intraocular e o exame do fundo de olho.

Pessoas da etnia negra têm maior predisposição (quatro vezes mais) de serem afetadas pelo glaucoma em relação aos brancos ou caucasianos. No mundo todo, inúmeras pesquisas estão sendo realizadas para esclarecer quais são as verdadeiras causas do glaucoma, melhorar os meios para se chegar aos diagnósticos e tornar o tratamento eficaz e mais fácil.

Na maioria dos casos o glaucoma progride lentamente sem que o paciente perceba a perda gradual da visão lateral. Em algumas raras ocorrências os sintomas oculares são bem definidos, como, por exemplo, dor nos olhos ou ao redor deles à alteração da visão, como halos coloridos.

O risco de contrair glaucoma aumenta com a idade, e é mais comum após os 40 anos. Além disso, pessoas com casos de glaucoma na família estão mais propensas a contrair a doença, por isso têm de ser examinadas periodicamente pelo oftalmologista.

A etnia é mesmo a culpada? – A questão é polêmica. Apesar de pesquisas apontarem uma predisposição quatro vezes maior de glaucoma na população negra, precisamos pensar que a predisposição genética é apenas uma das variáveis que determinam o aparecimento ou não da doença.

É preciso levar em conta também as diferenças culturais, de dieta, status social, acesso aos cuidados médicos, à marginalização social, discriminação, estresse e outros fatores. Alguns médicos defendem que o conceito de “raça” seja banido da medicina brasileira. Enquanto a discussão permanece, as novas descobertas científicas podem ser a esperança para algumas das doenças ditas “características” dos negros, como é o glaucoma.



(Fonte: Revista Raça)

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)