Mais uma forma de conectar os invisuais

Considerando o quão visual é o "feed" de notícias no Facebook, a empresa trabalha em uma solução que permita aos invisuais "ver" as imagens que os amigos compartilham.

"Se pensar o quanto o feed de notícias é visual - e provavelmente é grande parte - e a frequência com que as pessoas fazem um comentário ou dizem algo sobre o que é compartilhado, mas sem dizer realmente o que está na foto", consegue perceber-se a necessidade da ferramenta que os engenheiros do Facebook estão desenvolvendo, diz o primeiro engenheiro cego da rede social, Matt King.

O Facebook liga milhões de pessoas em todo o mundo, mas é complicado de acompanhar para aqueles que são invisuais. "Então, para alguém como eu [invisual], é um pouco como, ok, o que se está acontecendo aqui? Do que é que estão falando?", acrescenta King.

Atualmente, os invisuais têm acesso a screen readers, ferramenta que permite identificar o que a tela mostra, o que permite perceber o que está escrito na rede, mas não tem qualquer efeito nas fotos que são mostradas.

Para mudar isso, procuram desenvolver uma ferramenta de reconhecimento, baseada em inteligência artificial, para ajudar os invisuais a ter uma ideia do que está nas fotos que as pessoas compartilham na rede. Em uma mensagem de áudio que começa com "esta imagem poderá conter", a ferramenta descreveria tópicos da mesma. Por exemplo, em uma foto de um pôr do sol em uma praia a descrição poderia ser natureza, nuvens, exterior.

King confessa que a ferramenta ainda está longe de ser vista como um produto final. "Pode não estar 100% ainda, mas o nível de comprometimento e a alegria que tenho é fácil de alcançar os 50%", diz.

"É um passo enorme, e vai ficar melhor daqui para a frente. Considero que a boa vontade do Facebook em investir em áreas como esta realmente excitante e apenas mais uma forma de ligar as pessoas com deficiências a uma grande experiência", acrescenta o engenheiro.

King, que está trabalhando na rede social há apenas quatro meses, confessa que tem noção que a tecnologia relacionada com os screen readers ainda está pouco desenvolvida. Porém, procura melhorar a experiência na rede, e mesmo na web, para aqueles que não conseguem ver o que os rodeia.



(Fonte: Portal da Oftalmologia)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)