Tamanho do texto

+
A
--

Cinco dicas para garantir a saúde dos olhos no verãããooo

A Transitions Optical, líder mundial na produção de lentes fotossensíveis, em conjunto com a Dra. Marcia Beatriz Tartarella, Médica Oftalmologista com Doutorado e Mestrado pela UNIFESP, especialista em Catarata Congênita e Oftalmopediatria, preparou recomendações para quem quer aproveitar a época mais quente do ano com segurança.

A chegada do verão traz não apenas o aumento da temperatura como uma maior incidência da radiação solar. Uma situação que exige um cuidado redobrado com a proteção dos olhos em atividades ao ar livre.

“Como a incidência do raio solar é muito mais direta no verão, os níveis de radiação UVA/UVB sobem muito”, informa a Dra. Marcia, que também é diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica Latino-América. “As pessoas tendem a se preocupar com a proteção da pele, mas muitas esquecem de proteger a visão”, acrescenta.

A seguir, a Dra. Marcia, em conjunto com a Transitions, preparou cinco recomendações para cuidar da visão durante o verão:

1)      Use óculos com proteção solar também embaixo do guarda-sol

Os óculos de sol oferecem proteção contra a radiação nociva do sol e ainda funcionam como uma barreira mecânica, já que impedem a areia de entrar no globo ocular. Portanto, o seu uso torna-se indispensável para aproveitar de forma segura a praia, a piscina ou até mesmo o lazer em parques a céu aberto. E quem é usuário de óculos de grau pode contar com as lentes fotossensíveis como aliadas, pois elas bloqueiam 100% os raios UVA/UVB e ainda oferecem um maior conforto visual ao promoverem uma adaptabilidade ao nível da luminosidade do ambiente.

2)      Fique alerta ao mergulhar

O calor aumenta a temperatura da água das piscinas, tornando o ambiente mais propício para a proliferação de bactérias causadoras de conjuntivite. Portanto, recomenda-se evitar abrir os olhos debaixo d´água.

3)      Aplique colírio lubrificante regularmente

Por ser uma região muito sensível, qualquer substância estranha pode irritar os olhos. Na praia, a areia pode chegar à área tanto por causa do vento quanto por coçar com as mãos sujas. Já em piscinas, o risco está associado ao cloro adicionado à água que, em grande quantidade, gera ardor e vermelhidão. Para amenizar qualquer efeito nocivo nessas duas situações, a melhor medida é aplicar colírio lubrificante depois de deixar a praia ou piscina. E isso vale também para as crianças.

4)      Proteja os olhos dos cremes blooqueadores

Manter a pele protegida com a aplicação de protetor solar é imprescindível, porém, a atenção precisa ser redobrada com a área dos olhos, porque o suor acaba levando o produto para o globo ocular ocasionando irritação química. Para driblar esse inconveniente, Dra. Marcia dá um conselho: “Recomendo o uso de protetor solar em pó compacto para as pálpebras. Eles são eficazes e evitam escorregar para dentro dos olhos”.

5)      Inicie o cuidado com a visão desde a infância

O uso de óculos com proteção de raios solares UVA/UVB deve iniciar desde a infância. Isso, porque, a exposição à radiação tem efeito cumulativo e, gradativamente, gera lesões oculares ao longo da vida. Se as consequências forem severas, elas podem originar uma inflamação crônica com o surgimento de uma pele sobre a menina dos olhos, doença denominada de Pterigio. Outro problema recorrente nesses casos é o aparecimento da catarata, a qual pode ocasionar a perda de visão. Tais patologias necessitam de acompanhamento de um especialista, porque somente um profissional habilitado é capaz de indicar o melhor tratamento. Portanto, desde a infância os cuidados com a saúde visual devem fazer parte do bem-estar.



(Fonte: Segs)

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)