Tamanho do texto

+
A
--

Um alerta importante para todas as grávidas

O zika vírus pode provocar alterações significativas na retina e no nervo óptico dos bebês com microcefalia. A conclusão é de médicos da Fundação Altino Ventura, que realizam mutirões em Recife para prestar atendimento a recém-nascidos diagnosticados com a malformação. De acordo com pesquisadores do Ministério da Saúde, há fortes indícios de que o zika vírus provocou milhares de casos de microcefalia no país, já que o aumento do número de casos da doença está relacionado com a propagação do zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

A pesquisa constatou que a microcefalia provoca problemas anatômicos nos olhos dos bebês.

“A estrutura cerebral neurológica estando comprometida, compromete também o nervo ótico e as camadas da retina”, explica Liana Ventura, presidente da fundação.

De um total de 79 recém-nascidos com microcefalia examinados pela fundação, 31 (40%) apresentaram indícios de infecção pelo zika vírus. E, nesse grupo, alguns bebês (o número não foi divulgado) sofreram alterações na retina e no nervo óptico. Também foram identificados casos de estrabismo e um de glaucoma.

— Essas alterações anatômicas comprometem de forma importante a função visual desses recém-nascidos, sendo indispensável a estimulação visual precoce e a reabilitação, com o envolvimento de uma equipe especializada, multidisciplinar — aponta a oftalmologista Camila Ventura, coordenadora do mutirão.

Os resultados dos primeiros exames estão comprovando o que os médicos já suspeitavam: nos bebês das mulheres grávidas que tiveram o zika vírus logo no início da gestação, os problemas na visão são mais graves.

“Se foi no primeiro trimestre, elas tendem a ter mais alteração ocular do que uma criança de uma mãe que teve os sintomas no terceiro trimestre”, conclui Camila.

Ainda segundo a médica, o déficit visual das crianças será avaliado e acompanhado ao longo de seu desenvolvimento. Somente ontem, a Fundação Altino Ventura recebeu 56 pacientes com microcefalia no Centro Especializado de Reabilitação Menina dos Olhos.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, já chega a 21 o número de estados com transmissão autóctone de zika vírus — ou seja, ciclos de contaminação se impuseram em cada um deles, independentemente de imigração de casos.

No Brasil, houve 3.174 notificações de microcefalia supostamente associada ao zika vírus desde o início de 2015. Em todo o ano de 2014, foram registrados 147 casos da malformação.

No mês passado, o Ministério da Saúde lançou um protocolo de vigilância e resposta aos casos de microcefalia relacionados ao zika vírus. No documento, o órgão publicou estimativas de pessoas que podem ter sido infectadas no país: de 497.593, num cenário conservador, a 1.482.701, segundo os cálculos mais pessimistas.

Os sintomas da contaminação pelo zika vírus são manchas vermelhas na pele, febre intermitente, conjuntivite e dores nas articulações, nos músculos e de cabeça.



(Fonte: Jornal Nacional)

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)