Tamanho do texto

+
A
--

Arte através do tato

Imagine ouvir falar sobre o misterioso sorriso da Monalisa, o envolvente beijo de Klimt ou dos famosos girassóis de Van Gogh sem nunca poder conhecer essas criações. Para deficientes visuais, o acesso a obras de arte visuais não é simples - uma opção oferecida por alguns museus são visitas guiadas descritivas, em que as imagens são "traduzidas" em palavras para permitir que pessoas com dificuldades cognitivas possam experimentar uma forma diferente de ver as obras em exibição. Para ampliar as possibilidades de desfrutar da arte sem a visão, o projeto The Unseen Art quer explorar agora um outro sentido: o tato.

A ideia do designer Marc Dillon é usar a tecnologia de impressão em três dimensões para oferecer às pessoas cegas a oportunidade de conhecer obras clássicas de arte. Serão criados modelos gratuitos em 3D que poderão ser impressos em qualquer lugar do mundo. A ideia é que os modelos possam ser usados tanto na própria casa como também para exibição em galerias e museus, subvertendo a máxima de que nesses espaços deve-se ver sem tocar.

Para viabilizar o projeto, o designer lançou uma campanha de financiamento coletivo no Indiegogo. A meta é atingir 30 mil dólares para viabilizar a criação das peças - artistas com experiência em criações em três dimensões estão sendo convidados para contribuir com suas interpretações em 3D de obras clássicas e criar um grande banco de modelos prontos para serem impressos.

O trabalho dos artistas é feito a partir de uma fotografia em alta resolução da pintura. Usando um software de modelagem 3D, é criada uma versão da obra, dando ênfase para criação de profundidades e detalhes que possam ser sentidos por deficientes visuais ou cegos. Com impressoras 3D, os modelos podem ser criados em diferentes materiais como plástico, metal, arenito, resina, cerâmica.



(Fonte: Superinteressante)

Prev Next

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)