Tamanho do texto

+
A
--

Como nasce o olho azul

A parte colorida do olho é chamada de íris, e é composta de duas camadas: o epitélio, na parte de trás, e o estroma na parte da frente.

O epitélio tem apenas duas células de espessura e pigmentos pretos e marrons – as manchas escuras que algumas pessoas têm em seu olho são resultado do epitélio apontando através das camadas.

O estroma, em contraste, é constituído por fibras de colágeno incolores. Às vezes, ele contém um pigmento escuro chamado melanina, e às vezes contém depósitos de colágeno em excesso.

São esses dois fatores que controlam a cor dos olhos.

Olhos castanhos contêm uma elevada concentração de melanina no estroma, que absorve a maior parte da luz que entra nos olhos, independentemente do depósito de colágeno, dando-lhes a sua cor escura.

Olhos verdes não têm muita melanina, mas também não têm depósitos de colágeno. Isto significa que, enquanto uma parte da luz que entra é absorvida pelo pigmento, as partículas no estroma também dispersam luz como resultado de algo chamado “efeito Tyndall”, que cria uma tonalidade azul (semelhante ao efeito “dispersão de Rayleigh” que torna a aparência do céu azul). Combinado com a melanina castanha, isto resulta em olhos verdes.

Os olhos azuis são potencialmente os mais fascinantes, já que sua cor é inteiramente estrutural. Pessoas com olhos azuis têm um estroma totalmente incolor com nenhum pigmento, além de não conterem depósitos de colágeno em excesso. Isto significa que toda a luz que entra é dispersa de volta para a atmosfera. Como resultado do efeito Tyndall, vem a tonalidade azul.

Curiosamente, isso significa que os olhos azuis não têm realmente uma cor – tudo depende da quantidade de luz disponível quando você olha para eles. Coloração estrutural também ocorre em borboletas, carnes e frutas vermelhas.



(Fonte: ScienceAlert)

Prev Next

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)