Tamanho do texto

+
A
--

Tudo de novo!

Quem já assistiu o filme "Matrix", já conhece a cena: Morpheus (Laurence Fishburn) encontra-se com Neo (Keanu Reaves) para lhe explicar que o mundo no qual vive não é o mundo real e verdadeiro. Os humanos são meros escravos de um poderoso sistema de computadores designado Matrix que controla a mente humana. Morpheus dá a possibilidade a Neo de escolher entre tomar a pílula azul ou a vermelha. Tomando a azul, Neo voltará à sua ilusória e superficial vida; se optar pela pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. Neo arrisca e opta pela pílula vermelha, conhecendo, finalmente, a complexa verdade por detrás do seu mundo de aparências.

Por falar em aparências e pílulas, certamente você também já conhece aquela história do famoso vestido que, para uns era branco e dourado, mas para outros, azul e preto – relembre toda a saga aqui. Agora, mais uma imagem intrigante foi divulgada, e a pergunta que não quer calar é: afinal, que cor têm estas pílulas para você? Cinza, azul ou vermelha?

A imagem (que você confere ao lado, basta clicar para ampliar) mostra, basicamente, duas mãos (uma amarela e uma azul), e cada uma delas está segurando uma pílula – de que cor você as vê? As apostas recaem sobre a cor cinza, mas tem muita gente dizendo que uma das pílulas é azul e a outra, vermelha. De acordo com o The Epoch Times, no exterior 58% das pessoas enxergam a cor cinza e 42%, as cores azul e vermelha.  Aqui no Brasil, de acordo com o site Tecmundo, a maioria também aposta no cinza – será por que o olho humano consegue diferenciar 500 tons de cinza, conforma já mostramos neste artigo?

O fato é que uma rádio australiana realizou uma perícia na imagem, com a ajuda do Photoshop, e concluiu que as pílulas são cinza. A equipe da SeaFM diz que as cores das mãos da imagem são as responsáveis por criar a ilusão de que as pílulas possam ser de outra cor que não a cinza. Será?

Em “Matrix”, as pílulas representam uma metáfora da condição humana: o homem que se resigna de forma dogmática e aceita passivamente tudo o que existe à sua volta ou o homem que deseja libertar-se e conhecer a verdade absoluta das coisas e o acesso ao conhecimento? De qualquer forma, a escolha de Neo parece ter sido bem mais simples...



(Fonte: Tecmundo)

Prev Next

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)