Tamanho do texto

+
A
--

A polêmica em torno dos óculos reticulados

Os óculos terapêuticos, também chamados de “óculos reticulados” ou “óculos pinhole”, inventado pelo físico mexicano Miguel S. Muñoz, que garantem ajudar na melhora da visão, estão no foco de uma grande polêmica.

Premiado na 5a. Exposição Mundial de Invenção, em Nova York (1981), o princípio dos óculos são os orifícios pequenos chamado tecnicamente de “furo estenopeico” que impedem a passagem do excesso de luminosidade e seus efeitos, fazendo com que a imagem chegue mais nítida à retina. Os óculos também garantem exercitar a musculatura ocular, o que melhoraria a circulação local. Os fabricantes aconselham que os óculos sejam usados juntamente com a prática dos exercícios visuais, pois garantem que, assim, o usuário obterá melhores resultados.

Para os oftalmologistas, porém, esse tipo de óculos é uma fraude e sem um tratamento adequado o paciente com problemas visuais pode piorar gradualmente.

Os polêmicos óculos reticulados prometem acabar com os vícios de refração, fadiga visual no computador e dor de cabeça. Ao invés de corrigir, os óculos prometem acabar com esses problemas com o uso dele em apenas algumas horas por dia e não o tempo todo. Eles são parecidos com óculos de sol e a área da lente é feita em plástico opaco com furinhos. Esses furinhos, ainda segundo os fabricantes, selecionam e alinham os raios de luz diretamente na mácula, que é a parte central da retina responsável pela visão de detalhes. Com isso, as imagens parecem ser mais nítidas e o problema parece ter tido uma cura.

Há ainda os que acreditam que os vícios de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem ser curados com exercícios para os olhos. Um deles consiste em usar os óculos por cerca de 5 minutos em lugares ensolarados, fazendo os alongamentos oculares, depois tirá-los, receber a luz solar com os olhos fechados e repetir o exercício por várias vezes. Os defensores dos exercícios afirmam que óculos escuros são maléficos para os olhos, que necessitam da luz solar para serem vitalizados e estimulados e que a falta do sol pode levar à depressão e outras doenças.

Os óculos reticulados são vendidos pela internet e em feiras livres a baixo preço, mas são proibidos nos Estados Unidos e a Câmara de Comércio já obrigou três empresas a reembolsarem os consumidores que compraram o produto. O maior problema apontado pelos especialistas é que os óculos dão a impressão de melhora na visão logo após o seu uso, mas o efeito não é permanente.

“Os óculos reticulados são um atentado à saúde pública. Isso porque, podem atrasar o tratamento do vício refrativo e levar à maior incapacidade visual” afirma Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier.



(Fonte: Novohamburgo.org)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)