Tamanho do texto

O cão cego - como cuidar

Os cães vivem de 12 a 15 anos, sendo que, a partir dos 7 ou 8 anos começa o envelhecimento destes animais, já que a contagem da idade deles, em comparação com os seres humanos, é mais rápida. Assim, é nessa fase da vida que os cuidados com os cães devem ser redobrados. Algumas atitudes de prevenção - como um bom manejo alimentar e vacinal - podem evitar que o cão sofra com problemas de visão, por exemplo.

Curiosamente, a visão ocupa o terceiro lugar entre os sentidos mais importantes para o cão, ficando atrás do olfato e da audição. Sendo assim, quando o cão por algum motivo perde a visão, alguns procedimentos devem ser tomados para que o animal continue levando uma vida saudável.

Apesar de atingir cães com idade mais avançada, a cegueira também pode acometer os filhotes, o que não é muito comum. Sendo reversível ou não, o dono de um cachorro acometido pela cegueira deve buscar orientação com um profissional da área para ajudá-lo.

Os primeiros sinais de que a visão de um cachorro não está saudável podem ser sutis, como uma leve dificuldade para encontrar comidas e também seus brinquedos, além das “topadas” em objetos que podem se tornar freqüentes. Dentre os sintomas físicos estão, o lacrimejamento constante, presença de secreções límpidas ou purulentas, coceira, vermelhidão ocular e sensibilidade exacerbada à luz.

Assim como os humanos, os cães também sofrem por vários problemas de visão, tendo como casos mais comuns o mau posicionamento das pálpebras (entrópio), as úlceras de córnea, olho seco, glaucoma e até catarata. Portanto, quanto mais cedo se detecta o problema mais aumenta as chances de restituição.

A partir do momento em que o dono descobre que seu cão está cego, ele deve tentar da melhor forma possível que seu amigo se adapte a sua nova forma de vida. Os cães têm a capacidade de “decorar” o lugar utilizando os outros sentidos, principalmente o olfato. Eles “gravam” mentalmente onde está toda a mobília da casa, e, para ajudá-los, existem alguns “truques” que podem ser utilizados como não modificar os móveis de lugar a todo o momento, colocar protetores de silicone em quinas de mesas e armários.

Já nos locais que ofereçam algum risco - como piscinas e escadas - é fundamental que se coloque redes de proteção, ou que se impeça o acesso. Ração e água sempre devem estar acomodados no mesmo local. A comunicação do dono com o animal deve ser usando a voz, para que ele se guie pelo som e possa localizá-lo com mais facilidade. O uso de brinquedos que tenham cheiros ou sons é uma boa alternativa para que ele possa se divertir.

(Fonte: Dr Visão)

Prev Next

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Newsletter (2)

Fiero