Tamanho do texto

+
A
--

O cão cego - como cuidar

Os cães vivem de 12 a 15 anos, sendo que, a partir dos 7 ou 8 anos começa o envelhecimento destes animais, já que a contagem da idade deles, em comparação com os seres humanos, é mais rápida. Assim, é nessa fase da vida que os cuidados com os cães devem ser redobrados. Algumas atitudes de prevenção - como um bom manejo alimentar e vacinal - podem evitar que o cão sofra com problemas de visão, por exemplo.

Curiosamente, a visão ocupa o terceiro lugar entre os sentidos mais importantes para o cão, ficando atrás do olfato e da audição. Sendo assim, quando o cão por algum motivo perde a visão, alguns procedimentos devem ser tomados para que o animal continue levando uma vida saudável.

Apesar de atingir cães com idade mais avançada, a cegueira também pode acometer os filhotes, o que não é muito comum. Sendo reversível ou não, o dono de um cachorro acometido pela cegueira deve buscar orientação com um profissional da área para ajudá-lo.

Os primeiros sinais de que a visão de um cachorro não está saudável podem ser sutis, como uma leve dificuldade para encontrar comidas e também seus brinquedos, além das “topadas” em objetos que podem se tornar freqüentes. Dentre os sintomas físicos estão, o lacrimejamento constante, presença de secreções límpidas ou purulentas, coceira, vermelhidão ocular e sensibilidade exacerbada à luz.

Assim como os humanos, os cães também sofrem por vários problemas de visão, tendo como casos mais comuns o mau posicionamento das pálpebras (entrópio), as úlceras de córnea, olho seco, glaucoma e até catarata. Portanto, quanto mais cedo se detecta o problema mais aumenta as chances de restituição.

A partir do momento em que o dono descobre que seu cão está cego, ele deve tentar da melhor forma possível que seu amigo se adapte a sua nova forma de vida. Os cães têm a capacidade de “decorar” o lugar utilizando os outros sentidos, principalmente o olfato. Eles “gravam” mentalmente onde está toda a mobília da casa, e, para ajudá-los, existem alguns “truques” que podem ser utilizados como não modificar os móveis de lugar a todo o momento, colocar protetores de silicone em quinas de mesas e armários.

Já nos locais que ofereçam algum risco - como piscinas e escadas - é fundamental que se coloque redes de proteção, ou que se impeça o acesso. Ração e água sempre devem estar acomodados no mesmo local. A comunicação do dono com o animal deve ser usando a voz, para que ele se guie pelo som e possa localizá-lo com mais facilidade. O uso de brinquedos que tenham cheiros ou sons é uma boa alternativa para que ele possa se divertir.



(Fonte: Dr Visão)

Prev Next

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)