Tamanho do texto

+
A
--

Antidepressivos podem causar crise de glaucoma de ângulo fechado

Glaucoma agudo de ângulo fechado, ou apenas glaucoma de ângulo fechado, é uma emergência ocular que pode ser precipitada por certos tipos de medicamentos. A crise provoca ataques súbitos de aumento de pressão, em geral num só olho. Qualquer fator que provoque a dilatação da pupila - como uma escassa iluminação, gotas oftálmicas indicadas para dilatar a pupila antes de um exame ocular ou certos medicamentos orais ou injetados -, pode fazer com que a íris bloqueie a drenagem do fluido. Quando tal acontece, a pressão intra-ocular aumenta de repente.

Por conta disso, um estudo na província de Ontário, no Canadá, investigou a associação entre exposição recente a drogas antidepressivas e casos deste tipo de glaucoma. Eles foram identificados entre adultos com idades entre 66 anos ou mais entre os anos de 1998 e 2010. A conclusão aponta para o fato de que as drogas antidepressivas podem afetar um determinado número de neurotransmissores, que estão envolvidos na regulação da íris e que, por sua vez, podem precipitar as crises de glaucoma de ângulo fechado.

Usuários intermitentes de medicações antidepressivas foram identificados através da prescrição de receitas no anterior. Assim, o uso de antidepressivos no período imediatamente anterior à crise aguda de glaucoma de ângulo fechado foram determinadas e comparado com a exposição de antidepressivos em 2 períodos de controle anteriores.

Um total de 6470 pacientes se apresentou com esta crise durante o período do estudo. A idade média dos pacientes foi de 74,3 anos, e 66% eram do sexo feminino. No geral, 5,6% dos indivíduos eram usuários intermitentes de drogas antidepressivas no ano anterior.

Outro risco para o aumento de glaucoma de ângulo fechado também foi observado em vários subgrupos. A exposição recente a drogas antidepressivas está associada com um risco aumentado da crise associada a este tipo de glaucoma. Os médicos devem permanecer vigilantes para o desenvolvimento deste evento incomum, mas potencialmente grave, após o início da terapia com antidepressivos.



(Fonte: Seitz DP)

Prev Next

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)