Tamanho do texto

+
A
--

Um óculos bom até para namorar...

Óculos futuristas, mas com implicações reais e que mudem, de fato, a vida do usuário. Esta é a proposta da 2AI Labs, que inventou os óculos O2Amps, construído com a mesma capacidade natural do olho em medir emoções e saúde, como bochechas vermelhas que indicam constrangimento e coloração amarela ou verde para sinalizar uma dor de estômago.

Os óculos cor-de-rosa podem ir além desses sinais simples, pois são capazes de detectar alterações mínimas não visíveis a olho nu. Eles fazem as veias brilharem, permitindo vê-las sem esforço; mostram mudança na cor da hemoglobina para localizar ferimentos internos e podem monitorar como o paciente está realmente se sentindo.

A tecnologia por trás dos óculos decorre de estudos do pesquisador Mark Changizi. Ele analisou a visão de cores em primatas e aprendeu que ao longo do tempo, a visão da cor evoluiu para "modulações de oxigenação dos sentidos na hemoglobina sob a pele", explicando por que você pode dizer se alguém está envergonhado - são os níveis de oxigênio sob sua pele mudando.

Changizi e sua equipe desenvolveram três filtros diferentes que podem ajudar os médicos a melhor "ver" seus pacientes, olhando para os vários níveis de oxigenação no sangue.

Um filtro para encontrar veias, amplificamdo a percepção de mudanças na oxigenação sob a pele (e eliminando a percepção de mudanças na concentração de hemoglobina); outro filtro funciona como um detector de ferimentos internos, amplificando a percepção de concentrações de hemoglobina sob a pele (e elimina a percepção de mudanças na oxigenação) e, por fim, um que funciona feito um intensificador clínico em geral, ou amplificador de oxigênio, que combina as melhores funções dos dois filtros anteriores; ele não elimina qualquer sinal (isto é, retém a percepção da mudança na oxigenação e concentração de hemoglobina).

A 2AI Labs espera ver os óculos O2Amp sendo usado em diversas aplicações, como segurança, esporte, em jogos de pôquer e até no namoro – mas acredita que eles serão mais úteis na medicina. O equipamento já está sendo testado em dois hospitais nos EUA, e os médicos confirmam: não só os óculos são úteis, como têm um grande potencial.

Ou seja, é verdade que, logo, logo será mais difícil de esconder as verdadeiras emoções dos amigos, mas esta tecnologia inovadora promete oferecer aos médicos uma ferramenta útil em ambientes hospitalares tradicionais e no mundo em desenvolvimento.



(Fonte: Gizmodo)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)