Tamanho do texto

+
A
--

Xantelasma: sinal de ataque cardíaco

Os xantelasmas são placas amareladas que se desenvolvem na pele em região periorbital ou palpebral. Essas placas são planas ou ligeiramente elevadas, freqüentemente simétricas e com tendência a serem múltiplas. É o tipo mais comum dos xantomas (que são lesões cutâneas decorrentes do depósito de lipídios na pele). O termo xantelasma é derivado do grego xanthos = amarelo e elasma = placa metálica. O curso evolutivo desta patologia é lento e progressivo, até estacionar-se por completo, sendo raras as involuções espontâneas, o que significa que não vai desaparecer se não for tratada.

Embora essencialmente assintomáticas, elas se iniciam no ângulo interno do olho, disseminando-se daí para o resto da pálpebra, podendo ser grandes o suficiente para cobrir mais da metade das pálpebras superiores e/ou inferiores. O acometimento da pálpebra inferior ocorre com menor freqüência. O que acaba levando o paciente a procurar o serviço médico é justamente o comprometimento da estética facial.

Mas pesquisadores da Dinamarca afirmam que a procura pelo médico deve se basear em motivos além dos estéticos. Eles afirmam que as marcas amarelas nas pálpebras é um sinal de ataque cardíaco e também de outras doenças. A pesquisa mostra que pessoas que possuem lesões cutâneas como o xantelasma tem mais chances que o resto da população de estarem propensas a ter um enfarte.

Algumas pessoas possuem pequenas bolsas em tom amarelo que ficam situadas nas pálpebras que são formadas para servir de depósitos de colesterol. Também indicando que o nível de gordura no corpo está alto, não só na região dos olhos. Essa pesquisa vai ajudar médicos a auxiliar e facilmente diagnosticar grupos de riscos que podem sofrer ataques cardíacos.

Os xantelasmas são mais comuns em mulheres e tendem a aumentar com a idade. Apesar de ser um tipo de xantoma, 50% dos individuos são normolipidêmicos na maioria das vezes, isto é, definidos inicialmente como tendo níveis normais de colesterol e triglicérides. Além disso, o xantelasma ocorre mais em diabéticos do que na população normal.

Especialistas sempre acreditaram que o xantelasma estava associado com anormalidades no metabolismo lipídico quantitativa e qualitativamente, fazendo a deposição de lipídio na pele e na parede arterial. Mesmo quando os níveis de colesterol sérico e de triglicerídeos são normais, o paciente pode apresentar um risco aumentado de doença.

O diagnóstico do xantelasma é essencialmente clínico. O exame para confirmá-lo é a biópsia, revelando a presença de células espumosas e células gigantes de Touton na derme. A pesquisa das anormalidades lipídicas também é indicada para avaliação e seguimento dos pacientes.



(Fonte: Cibersaude)

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)