Tamanho do texto

Nos olhos dos outros, nem refresco!

Recentemente, na seção Mitos & Verdades, falamos sobre livros de “receitas naturais”  que apresentam a tão absurda quanto perigosa hipótese de que o limão clareia os olhos, além de ajudar no tratamento da conjuntivite, e, usado feito colírio, funcionar como fortalecedor da visão.

Alguns leitores acharam exagerada tal colocação, mas a verdade é que, de fato, muitos livros do gênero apresentam a fruta como uma verdadeira fonte de cura para diversos problemas nos olhos, além do que foi mencionado acima. Por exemplo, a orientação de se usar suco de limão como colírio para inflamação nos olhos, baseado na máxima “o que arde cura”. Inclusive para bebês. Acontece que “inflamação nos olhos” é algo muito abrangente e pouco informativo.

Mas não é apenas o limão que preocupa os profissionais da área. Movidas pela crença nas propriedades medicinais dos mais variados compostos, as pessoas colocam a visão em risco e só buscam as emergências de hospitais e clínicas oftalmológicas em último caso. Tais clínicas colecionam casos em que os olhos de crianças e adultos são postos à prova pelas mais diversas substâncias. De vodca a chás caseiros, passando até mesmo por urina.

O espantoso é que os olhos são agredidos dessa maneira por pessoas convencidas de que os estão protegendo. Há os que, seguindo o conselho de conhecidos, não hesitam em pingar hidróxido de magnésio na tentativa de curar males ou clarear os olhos. Sem contar o clássico ato de aquecer aliança para colocar sobre o terçol. Acontece que o metal quente pode queimar e gerar infecções graves no olho, uma estrutura complexa e delicada. Além do mais, quem nunca ouviu falar que leite materno é bom para curar conjuntivite, por exemplo?

Crianças que nascem com o canal lacrimal obstruído, por exemplo, acumulam secreção nos olhos. Neste caso, a mãe, na melhor das intenções, pinga leite materno nos olhos da criança. Infelizmente, isso pode piorar a situação, podendo levar até à uma infecção. Não restam dúvidas sobre a importância do leite materno para o ser humano, mas a substância jamais deve ser aplicada sobre os olhos. Isso sem falar nos que usam o leite doado por terceiros sem sequer cogitar que ele pode estar contaminado por bactérias e vírus, inclusive o HIV.

E há, ainda, o senso comum que considera chás naturais inofensivos. Mas, se os olhos já estão com uma úlcera, por exemplo, o remédio se torna veneno, podendo comprometer a visão totalmente. Na mesma linha de raciocínio sobre os chás, há os que pingam urina nos olhos. Ou vodka. Mas pingar tal bebida nos olhos potencializa o efeito no organismo, o que pode causar conjuntivite alérgica, inflamação da córnea e perda de visão.

Explica-se: a vodka é uma bebida destilada e, portanto, tem 40% de álcool em média na sua composição. O álcool primeiro desidrata as células do epitélio da córnea, o que leva a sua descamação. A perda das células do epitélio expõe as células nervosas o que gera muita dor, ardência, sensação de areia, lacrimejamento intenso e vermelhidão.

Além disso, se o álcool entrar em contato com o estroma da córnea (camada subjacente ao epitélio) haverá desorganização das fibras de colágeno que compõe essa camada com consequente perda da sua transparência. E Sem transparência a córnea não deixa passar luz e sem luz não há como enxergar.

(Fontes: Dr Visão, Click RBS e Oftalmolife)

Prev Next

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Newsletter (2)

Fiero