Tamanho do texto

+
A
--

Nos olhos dos outros, nem refresco!

Recentemente, na seção Mitos & Verdades, falamos sobre livros de “receitas naturais”  que apresentam a tão absurda quanto perigosa hipótese de que o limão clareia os olhos, além de ajudar no tratamento da conjuntivite, e, usado feito colírio, funcionar como fortalecedor da visão.

Alguns leitores acharam exagerada tal colocação, mas a verdade é que, de fato, muitos livros do gênero apresentam a fruta como uma verdadeira fonte de cura para diversos problemas nos olhos, além do que foi mencionado acima. Por exemplo, a orientação de se usar suco de limão como colírio para inflamação nos olhos, baseado na máxima “o que arde cura”. Inclusive para bebês. Acontece que “inflamação nos olhos” é algo muito abrangente e pouco informativo.

Mas não é apenas o limão que preocupa os profissionais da área. Movidas pela crença nas propriedades medicinais dos mais variados compostos, as pessoas colocam a visão em risco e só buscam as emergências de hospitais e clínicas oftalmológicas em último caso. Tais clínicas colecionam casos em que os olhos de crianças e adultos são postos à prova pelas mais diversas substâncias. De vodca a chás caseiros, passando até mesmo por urina.

O espantoso é que os olhos são agredidos dessa maneira por pessoas convencidas de que os estão protegendo. Há os que, seguindo o conselho de conhecidos, não hesitam em pingar hidróxido de magnésio na tentativa de curar males ou clarear os olhos. Sem contar o clássico ato de aquecer aliança para colocar sobre o terçol. Acontece que o metal quente pode queimar e gerar infecções graves no olho, uma estrutura complexa e delicada. Além do mais, quem nunca ouviu falar que leite materno é bom para curar conjuntivite, por exemplo?

Crianças que nascem com o canal lacrimal obstruído, por exemplo, acumulam secreção nos olhos. Neste caso, a mãe, na melhor das intenções, pinga leite materno nos olhos da criança. Infelizmente, isso pode piorar a situação, podendo levar até à uma infecção. Não restam dúvidas sobre a importância do leite materno para o ser humano, mas a substância jamais deve ser aplicada sobre os olhos. Isso sem falar nos que usam o leite doado por terceiros sem sequer cogitar que ele pode estar contaminado por bactérias e vírus, inclusive o HIV.

E há, ainda, o senso comum que considera chás naturais inofensivos. Mas, se os olhos já estão com uma úlcera, por exemplo, o remédio se torna veneno, podendo comprometer a visão totalmente. Na mesma linha de raciocínio sobre os chás, há os que pingam urina nos olhos. Ou vodka. Mas pingar tal bebida nos olhos potencializa o efeito no organismo, o que pode causar conjuntivite alérgica, inflamação da córnea e perda de visão.

Explica-se: a vodka é uma bebida destilada e, portanto, tem 40% de álcool em média na sua composição. O álcool primeiro desidrata as células do epitélio da córnea, o que leva a sua descamação. A perda das células do epitélio expõe as células nervosas o que gera muita dor, ardência, sensação de areia, lacrimejamento intenso e vermelhidão.

Além disso, se o álcool entrar em contato com o estroma da córnea (camada subjacente ao epitélio) haverá desorganização das fibras de colágeno que compõe essa camada com consequente perda da sua transparência. E Sem transparência a córnea não deixa passar luz e sem luz não há como enxergar.



(Fontes: Dr Visão, Click RBS e Oftalmolife)

Prev Next

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)