Tamanho do texto

+
A
--

Fumaça nos olhos só fica bem na música

The Platters foi um famoso grupo vocal da chamada “Era de Ouro do Rock and Roll”, formado em Los Angeles, EUA, no ano de 1953. Dentre seus inúmeros sucessos destaca-se Smoke gets in your eyes. Em português, algo como “a fumaça entra em seus olhos”. A canção conta sobre um rapaz que acredita no amor verdadeiro, enquanto seus amigos diziam que todos que amam ficam cegos por causa da fumaça nos olhos, causada pelo coração em chamas.

Mas existe uma fumaça que ataca os olhos e não tem nada de romântica: a produzida pelos cigarros.

O Saúde Visual já apresentou nesta matéria dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontando que o hábito de fumar é a principal causa de mortes evitáveis no mundo e que, além das doenças respiratórias, cardiovasculares e cancerígenas, o tabaco também pode ser o grande responsável pelo surgimento de doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade e as oclusões vasculares.

Estes dados, porém, estão relacionados com o tabaco em si, mas, no que diz respeito aos efeitos da fumaça dos cigarros, poucas evidências existem. Por isso, oftalmologistas australianos realizaram um estudo para determinar estes efeitos sobre a superfície ocular e o filme lacrimal dos fumantes.

Um total de 51 fumantes e 50 não fumantes saudáveis foram incluídos neste estudo, ambos os grupos pareados em idade e sexo. A superfície ocular foi avaliada através da medição do rompimento do filme lacrimal, a coloração da superfície ocular através do uso de fluoresceína, e sensibilidades da córnea e conjuntiva.

O grupo de fumantes apresentou redução significativa no tempo de rompimento do filme lacrimal e da sensibilidade da córnea e da conjuntiva do que o grupo não fumante. A coloração ponteada foi significativamente maior no grupo de fumantes do que o grupo não fumante.

Além disso, não houve diferença estatisticamente significativa nos resultados do teste de Schirmer (utilizado para determinar se um olho produz quantidade suficiente de lágrima para mantê-lo lubrificado) entre o fumante e não fumante.

Apesar da pesquisa ter identificado que a fumaça do cigarro causou efeitos adversos sobre o filme lacrimal precorneal e que houve uma forte associação entre tabagismo e instabilidade do filme lacrimal, os pesquisadores acreditam que exista uma necessidade de mais estudos longitudinais já que uma relação causal não pôde ser determinada somente nesta pesquisa.

Porém, os fumantes devem ficar de olho e não esperar pelos testes conclusivos para cuidar da sua saúde. Inclusive a visual. Pois fumaça nos olhos só fica bem mesmo em música romântica, como podemos conferir no vídeo abaixo:



(Fonte: Optometric Physician)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)