Tamanho do texto

+
A
--

Lei de Talião invertida ajuda cego a enxergar

Uma cidadã americana de 60 anos de idade voltou a enxergar após nove anos graças a uma técnica cirúrgica inusitada - os médicos utilizaram um dente para atuar como uma espécie de âncora de sustentação para uma prótese de lente, que permite que a paciente volte a enxergar.

A operação inédita nos Estados Unidos foi realizada por uma equipe de especialistas da Escola Miller de Medicina, da Universidade de Miami, na Flórida. Este complicado procedimento cirúrgico prevê a extração de um dente do paciente, a abertura de um buraco no dente e a inserção da lente no buraco.

A prótese formada por lente e dente é, então, implantada no olho da paciente. É a inversão da Lei de Talião em mais uma inusitada técnica criada pelos oftalmologistas. De “olho por olho, dente por dente”, temos “olho por dente e dente no olho”.

Apesar de parecer novidade, esta técnica na verdade conhecida como Osteo Odonto Kerato Prosthesis (OKPP, na sigla em inglês) foi usada pela primeira vez na Itália, na década de 60, e também já foi colocada em prática em outros lugares na Europa e na Ásia.

Segundo o oftalmologista Victor Perez, responsável pela cirurgia, "é como tentar plantar uma rosa no deserto", diz. Segundo ele, o dente oferece um macroambiente. “É como mover a boca para o olho. Toda umidade e microambiente da boca nós tentamos simular no olho”, afirma Perez.

Portadora de uma rara doença de pele que atinge os olhos, Kay Thorton voltou a ler jornais duas semanas após a cirurgia. Ela afirma que as cores estão mais vívidas do que ela poderia se lembrar.

Segundo os médicos, a cirurgia é indicada principalmente para pacientes que sofreram algum tipo de trauma na córnea, como queimaduras, assim como aconteceu com Robert McNichol, irlandês que perdeu a visão há dois anos, quando uma explosão de alumínio líquido o atingiu no centro de reciclagem onde trabalhava.

Os médicos que o trataram afirmaram que nada poderia ser feito sobre sua cegueira, mas um professor da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, sugeriu a McNichol que visitasse o cirurgião Christopher Liu, do Hospital do Olho de Sussex, em Brighton. Liu realizou a cirurgia utilizando um dos dentes caninos e parte da gengiva do filho do paciente que recuperou parte da visão direita – a da esquerda foi muito danificada.



(Fonte: BBC) 

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)