Tamanho do texto

+
A
--

Diabetes pode cegar 10% da população... mundial!

De todas as alterações oculares relacionadas ao Diabetes, a retinopatia é a mais temida O diabetes mellitus é sem dúvida um vilão da saúde dos brasileiros e como tal está na lista das cinco doenças de maior índice de morte no mundo todo. Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde - atualmente 12% da população mundial, ou seja, 22 milhões de pessoas estão acometidas com a doença.

Caracterizada pelo aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue, a patologia pode causar várias complicações à saúde, como, excesso de sono, cansaço, complicações cardíacas, derrame cerebral, insuficiência renal, amputação e problemas na visão, entre elas, a cegueira.

De todas as alterações oculares relacionadas ao diabetes, a retinopatia é a mais temida por ser geralmente silenciosa, pela frequência em que ocorre e pela gravidade, ou seja, se não tratada pode levar a perda parcial ou total da visão. A Retinopatia Diabética é caracterizada por alterações vasculares, que provocam lesões na retina, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequência, a perda da acuidade visual.

Além de causar muitos males à saúde em si, o diabetes também provoca grandes problemas à visão e encabeça um dos principais motivos de cegueira no mundo. É o grande causador de baixa de visão em pacientes com idade entre os 35 e 55 anos. Ainda de acordo com dados da OMS, estima-se que 12 mil novos casos de perda de visão a cada ano são registrados por conta da retinopatia diabética, segunda maior causa de cegueira no mundo e principal razão da perda da visão no diabético.

Somente um exame preventivo de fundo de olho com as pupilas dilatadas - mapeamento de retina - dá uma avaliação precisa e correta de saúde da retina. Esse exame é classificado como obrigatório uma vez ao ano em toda pessoa com diabetes pela Associação Americana de Oftalmologia e endossada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.



(Fonte: Dr. Visão)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)