Tamanho do texto

+
A
--

Novidade no tratamento de glaucoma protege a superfície ocular

O Saúde Visual está sempre publicando artigos sobre o glaucoma, um problema de saúde pública e uma das mais importantes causas de cegueira no Brasil e no mundo. Nesta matéria, por exemplo, chamamos a atenção para um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology indicando que haverá 80 milhões de pessoas sofrendo de glaucoma em 2020.

Os números não mentem e impressionam. O glaucoma já é, atualmente, a 2ª maior causa de cegueira no mundo. No Brasil, estima-se que um milhão de pessoas sofram deste mal, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, sendo que 2% da população sofre da doença sem saber, ainda segundo o .

Estima-se que a incidência anual de pessoas impactadas seja de 2% na população geral e 7% em pacientes após os 70 anos.

Frequentemente chamado de “Inimigo Oculto”, o glaucoma é uma doença que provoca danos ao nervo óptico, responsável por enviar sinais visuais ao cérebro. Ainda não se sabe ao certo o que causa este dano, mas já foi provado que a elevação da pressão intraocular é um dos principais fatores de risco associados ao desenvolvimento da doença.

Além da pressão ocular elevada, também são considerados fatores de risco idade acima de 40 anos, casos de glaucoma na família, diabetes, miopia, uso prolongado e continuo de esteroides/cortisona e histórico de lesão nos olhos.

O glaucoma não tem cura, mas tratamentos clínicos a base de colírios podem, em muitos casos, evitar a progressão da perda de visão. Um dos grandes avanços foi a introdução dos colírios de prostaglandinas ao arsenal terapêutico contra o glaucoma.

Infelizmente, existem alguns efeitos colaterais dos colírios de prostaglandina por conta do cloreto de benzalcônio (BAK) conservante cujo uso prolongado causa alterações na superfície ocular como, por exemplo, olho seco (doença caracterizada pelo ressecamento dos olhos e que se não tratado pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até a perda da visão).

Por isso, a boa notícia é que a Alcon acaba de trazer ao mercado brasileiro mais uma revolução no tratamento de glaucoma: o Travatan Bak Free, primeira e única prostaglandina livre de cloreto de benzalcônio (BAK) em apresentação multidose.

A ausência deste conservante preserva a saúde da superfície ocular, que sofre alterações decorrentes do uso prolongado do BAK. De acordo com estudos clínicos, essas modificações afetam cerca de 60% dos pacientes em tratamento de glaucoma. Assim, segundo a Alcon, o Travatan Bak Free proporciona mais segurança e eficácia na redução da pressão intraocular durante as 24 horas do dia já que a ausência do conservante não diminui a eficácia da prostaglandina e torna o medicamento muito mais seguro.



(Fonte: In Press)

Prev Next

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)