Tamanho do texto

+
A
--

Visão subnormal já atinge cerca de quatro milhões de pessoas no Brasil

Apesar de ocorrer na maioria das vezes em idosos, por conta da degeneração macular, pessoas de todas as idades podem ser acometidas pela visão subnormal por causa congênita, doenças hereditárias, traumas, diabetes, glaucoma, catarata e doenças relacionadas à idade. Em crianças, a reversão é possível com programas de estimulação visual precoce.

Segundo Relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de quatro milhões de pessoas sofrem deste mal, comumente conhecido como ‘baixa visão’. O problema acontece quando óculos comuns, lentes de contato ou implantes de lentes intraoculares não conseguem dar uma visão nítida à pessoa.

Embora o mais comum seja a redução da visão central, a visão subnormal pode também ser consequência de diminuição da visão periférica, ou da diminuição da visão para cores da incapacidade para definição adequada de luz, contraste ou foco. Assim, diferentes tipos de visão subnormal podem exigir também diferentes tipos de assistência oftalmológica. Por exemplo, pessoas que nascem com visão subnormal têm diferentes necessidades daquelas que apresentam o problema ao longo do tempo.

A visão subnormal não deve ser confundida com cegueira, pois esta deficiência visual poderá ser menor ou maior dependendo da patologia ou lesão ocular de cada indivíduo.

Pessoas com visão subnormal ainda têm visão útil, porém, quando os óculos ou lentes de contato já não podem proporcionar visão adequada, é hora de lançar mão de recursos ópticos especiais. A melhora visual com tais recursos é geralmente alcançada após o oftalmologista ter completado o tratamento clínico ou cirúrgico ou, ainda, determinado que estes procedimentos não sejam suficientes para a melhora da visão.

Os principais sintomas da visão subnormal são dificuldade na leitura (do dia a dia, na escola, no trabalho); dificuldade em reconhecer rostos (principalmente detalhes);  dificuldade na locomoção (campo visual com alterações) e dificuldade em realizar tarefas visuais específicas (trabalhos manuais, atividades de lazer como jogos de cartas, etc).

Por conta da maior expectativa de vida da população, o número de portadores de visão subnormal tende a aumentar, inclusive por não existir cura para a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) do tipo seca, a mais frequente das doenças que provocam visão subnormal.



(Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital de Olhos Paulista)

Prev Next

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)