Tamanho do texto

+
A
--

É fantástico: nós enxergamos com o cérebro, não com os olhos

Três semanas depois da concepção é quando o cérebro nasce, com 100 bilhões de células repletas de conexões que se formam a cada estímulo, desde muito cedo. Como as imagens intrigantes de um mundo novo, completamente desconhecido. A porta de entrada dessas imagens é o buraco negro que se vê no centro do olho, a nossa lente natural - o cristalino, por onde passam os raios luminosos.

A luz atinge o fundo do olho, a retina. Nela, existe uma floresta formada por 125 milhões de células sensíveis à luz. Cada uma delas capta um pedacinho do que estamos vendo e envia essa informação para o cérebro. É ele que vai juntar os fragmentos e montar a imagem completa.

E isso começa ainda no útero materno, pois, com a claridade que atravessava o corpo da mãe, o bebê já fazia os primeiros treinos para enxergar, só que via tudo em preto e branco. É só depois do nascimento que surgem células com a missão específica de detectar as cores. Elas vão se agrupar numa área da retina que adquire a forma de um vulcão: a mácula. Nesta área, que só fica pronta aos 4 anos de idade, é que a visão atinge o máximo de nitidez e de flexibilidade.

Por isso, desde pequenos, as crianças do povo mokaen, também conhecidos como os ciganos do mar, que vivem na Ilha de Kossurím, no sudeste da Ásia, aprendem uma habilidade incomum: enxergar debaixo d’água.

O normal é que a visão fique embaçada, já que a claridade nesse ambiente é menor. Assim, a reação natural do olho é dilatar as pupilas pra aumentar a captação de luz. Com as pupilas dilatadas, fica mais difícil focalizar as imagens. Mas com os ciganos do mar ocorre justamente o contrário - eles aprenderam a contrair a pupila ainda mais e enxergam o fundo do mar com duas vezes mais nitidez do que qualquer outra pessoa.

Estudos recentes mostram que qualquer criança com treinamento seria capaz de aprender o que as crianças mokaens fazem, pois é justamente nos primeiros anos de vida que o cérebro está mais aberto a transformações.

Antigamente se pensava que o cérebro atingia a maturidade completa aos 20 anos. Hoje, sabe-se que ele está sempre pronto a aprender coisas novas até o fim da vida.

Como exemplifica o caso de Erik Weihenmayer, que ficou cego aos 13 anos. Aos 43, ou seja, após 30 anos na mais completa escuridão, Erik voltou a enxergar. Mas com a língua. E fez um teste escalando um penhasco no deserto de Moab, nos Estados Unidos.

Para isso, ele utilizou um óculos de sol especial, equipado com uma câmera, cuja função é enviar as imagens para um minicomputador preso na cintura de Erik. O equipamento então simplifica o cenário captado pelos óculos, preservando o relevo e os contornos.

As imagens são transmitidas para uma das partes mais sensíveis do corpo – a língua, onde sensores elétricos minúsculos descarregam os sinais captados pela câmera. Erik sente pontinhos que juntos formam linhas e contornos. O cérebro recebe essas sensações e com elas, monta uma imagem rudimentar.

Ou seja, nós enxergamos com o cérebro, não com os olhos.



(Fonte: The Human Body – BBC)

Prev Next

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)