Tamanho do texto

+
A
--

2020 - O ano do Glaucoma

Existem no Brasil cerca de um milhão de portadores de glaucomaO glaucoma é um problema de saúde pública e uma das mais importantes causas de cegueira no Brasil e no mundo. Segundo a OMS, existem 65 milhões de glaucomatosos em todo o mundo, sendo que, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. A prevalência de cegueira por glaucoma é de 5,2 milhões de pessoas, representando a segunda causa de cegueira no mundo e a maior causa de cegueira irreversível.

Existem no Brasil, cerca de um milhão de portadores de glaucoma. Nos Estados Unidos, 2,25 milhões de pessoas maiores de 45 anos têm glaucoma. O glaucoma representa a segunda maior causa de cegueira na sua população geral (11,1%) e a principal causa de cegueira na população negra. No Reino Unido, estima-se que 0,2% da população apresenta cegueira bilateral e que o glaucoma seja responsável por 12,0% destes casos, sendo a terceira maior causa.

Outro aspecto relevante do Glaucoma é que mesmo nos países mais desenvolvidos apenas 50 por cento dos doentes são efetivamente diagnosticados, considerando-se que em países pobres ou em vias de desenvolvimento esta porcentagem seja muito superior.

Estudo publicado recentemente no British Journal of Ophthalmology indica que haverá 80 milhões de pessoas sofrendo de glaucoma em 2020. Os mais afetados pela doença são mulheres, asiáticos e africanos.

Especialistas confirmam que até os 40 anos, a pessoa deve passar por um exame completo de visão de três em três anos; entre 40 anos e 65 anos, esse período diminui para dois anos; após os 65 anos, os exames devem ser anuais.

Existem vários tipos de glaucomas: o primário de angulo aberto, primário de ângulo fechado, secundários e congênitos. O glaucoma primário de angulo aberto não tem sintomas nos estágios iniciais e a lesão do campo visual se desenvolve devagar e progressivamente por muitos anos.

Já o glaucoma primário de angulo fechado, uma das raras emergências em oftalmologia, é uma entidade na qual a obstrução do fluxo do humor aquoso se deve ao fechamento do angulo pela íris periférica , que se não for tratado poderá levar a cegueira. O olho fica congesto, com dores e visão borrada, podendo causar vômitos e mal estar nos casos mais graves, podendo ocorrer em olhos com predisposições anatômicas ou normais. No caso dos glaucomas secundários normalmente, eles estão associados a história de traumas ou complicações de doenças pré- existentes como a hipertensão, diabetes, problemas de formação ocular, cataratas hiper-maduras e o uso de colírios de cortícoide indevidos.
Quanto ao glaucoma congênito é constituído por um grupo de diversos transtornos hereditários, no qual existe uma anomalia ocular no nascimento, responsável pelo aumento da pressão ocular.

É importante, portanto, visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para medir a pressão ocular. Além disso, os que possuem fatores de risco como hipertensão, diabetes e glaucoma na família, devem fazer avaliações de seis em seis meses para verificação da curva diária de pressão, da paquimetria, do campo visual e gonioscopia.



(Fonte: Portal da Oftalmologia)

Prev Next

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)