Tamanho do texto

+
A
--

A Saúde Visual da Mulher

Síndrome do Olho Seco acomete mais mulheres do que homensA Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB - International Agency for Prevention of Blindness), responsáveis pela iniciativa, se apoiam em pesquisas internacionais para afirmar que dois terços dos cegos do mundo são mulheres e meninas.

Biologicamente, há indícios de que as mulheres têm mais chance de desenvolver doenças oculares. No caso da catarata, principal responsável pela cegueira evitável em países em desenvolvimento, elas apresentam uma incidência levemente maior da doença do que os homens. Suspeita-se que esse maior risco se deva a questões hormonais.

Os dados apontam a necessidade de iniciativas para promover mais saúde ocular entre as mulheres. Entre as medidas sugeridas estão a adoção de programas facilitadores do acesso de mulheres a serviços de saúde, a conscientização dos familiares sobre as necessidades delas e o estímulo às mulheres para que elas também se tornem tomadoras de decisão quando a questão é a própria saúde.

Dentre as doenças mais comuns, peculiaridades do universo visual feminino, está a Síndrome do Olho Seco, segunda causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos, que acomete mais mulheres do que homens. É um consenso entre os oftalmologistas que elas são mais suscetíveis em razão das variações hormonais que ocorrem principalmente após a menopausa.

Além disso, pelo uso constante de maquiagem, as mulheres precisam estar atentas na escolha: o ideal é optar pelos cosméticos “hipoalergênicos”. Atualmente, também existem produtos especiais para usuárias de lentes de contato. Pincéis para rímel (máscara para cílios) ou delineador não devem ser emprestados. Para as usuárias de lentes de contato, os delineadores tipo lápis são melhores do que os líquidos ou pastosos. E nunca se deve usar saliva para lubrificar o pincel.



(Fonte: Abiótica)

Prev Next

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)