Tamanho do texto

+
A
--

Mulheres precisam de óculos porque o braço é mais curto que dos homens

Depois dos 40 anos a sensação é que os braços estão ficando mais curtos, as letrinhas parecem diminuir ou "dançar" na página, a vista fica embaraçada. Trata-se da presbiopia, ou vista cansada, como é mais conhecida.

Se o “braço curto” sempre foi motivo de brincadeira, agora uma conclusão dos cientistas da Universidade de Berkeley (EUA) promete incrementar a piada. Eles afirmam que as mulheres é que têm o braço curto, por isso precisam de óculos mais cedo.

É fato que as mulheres precisam de óculos de leitura ou lentes bifocais em uma idade inferior aos homens e as suspeitas recaíam sobre uma eventual menor capacidade de focalização dos olhos femininos, mas até agora essa ideia ficava apenas no campo da hipótese.

Depois de fazer uma varredura em todos os estudos científicos a respeito do assunto, os cientistas estadunidenses concluíram que, na verdade, o aparecimento precoce da presbiopia entre as mulheres deve-se muito mais provavelmente a dois fatores inusitados: o estilo de leitura e o fato das mulheres terem o braço mais curto do que os homens.

Para chegar a esta conclusão, eles realizaram uma meta-análise de nove estudos que compararam a prevalência e a magnitude da presbiopia - geralmente definida como a perda de visão de curta distância que aparece com a idade - entre homens e mulheres e não encontraram nenhuma evidência de diferenças na capacidade de focalização entre os gêneros.

A explicação encontrada foi a "diferença na preferência de leitura das mulheres". Como os cientistas não explicam e nem definem esta diferença, a outra explicação acredita, então, que o motivo está no fato das mulheres terem o braço mais curto e, portanto, não conseguir espichá-lo o suficiente, necessitando de óculos mais cedo do que os homens.

O trabalho, apesar de não parecer assim tão científico em suas divertidas conclusões, foi assinado por Adam Hickenbotham, Austin Roorda, Craig Steinmaus e Adrian Glasser e publicado na revista científica Investigative Ophthalmology & Visual Science.

O fato é que, enquanto os cientistas não conseguirem uma explicação melhor, as mulheres poderão se safar das brincadeiras com o braço curto, que para elas, não se trata meramente de uma desculpa...



(Fonte: Diário da Saúde)

Prev Next

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)