Tamanho do texto

+
A
--

Re-timer, a solução para quem sofre com Jet Lag

O ser humano vive segundo um ciclo de 24 horas. Enquanto dormimos, o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos diminui, os músculos relaxam e a eficiência mental e psicomotora fica reduzida de forma significante.

Uma mudança súbita para outro lugar, numa zona horária diferente, perturba a cadência do ritmo diário do corpo humano. Este fenômeno tem um nome: Jet Lag, um grande inconveniente para os turistas que viajam muito e são afetados pela mudança na programação do ciclo do sono, resultando em distúrbios como cansaço, fadiga, problemas digestivos, confusão e irritabilidade, entre outros.

Especialistas em viagens aconselham ao passageiro dormir muito bem, evitar o álcool e as bebidas que contêm cafeína, beber muita água para manter o corpo hidratado, usar roupas confortáveis e comer muito, mas em pequenas quantidades (por exemplo, uma peça de fruta ou vegetal durante a viagem).

Mas agora, graças a 25 anos de estudos na área do sono, cientistas da Universidade de Flinders, na Austrália, conseguiram desenvolver um dispositivo capaz de diminuir a sensação de jet lag e até ajudar pessoas com insônia a dormir melhor.

Batizado de Re-timer, o gadget reproduz os padrões de luminosidade do sol ao longo do dia, ajudando o cérebro a se reajustar a diferentes fusos horários utilizando uma luz verde para estimular a glândula cerebral responsável pelo relógio biológico. É ela quem "avisa" o corpo que é hora de acordar e dormir, por exemplo. Os fotoreceptores nos olhos percebem a luz solar e enviam um sinal ao cérebro para que fique acordado e alerta, e ajusta o ritmo do corpo de acordo necessidade.

Segundo os pesquisadores, a luz verde foi escolhida por ser a mais indicada para influenciar o relógio biológico, fazendo com que o corpo se mantenha alerta mesmo em situações sem sol, como em locais fechados ou nos meses do inverno, em que o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo.

O professor Leon Lack, que chefiou a criação do Re-timer, explica que usar um dispositivo de luz permite que o corpo faça a transição do relógio biológico entre fusos horários em pequenos passos, eliminando a mudança repentina que certas pessoas sentem depois de viajar, o que reduz o jet lag.

De acordo com as instruções de uso, para quem quer dormir bem, mas precisa acordar cedo, é preciso usar os óculos por 50 minutos de manhã durante três dias. O mesmo tempo serve para o uso à noite por quem precisa ficar acordado até mais tarde.

Os criadores planejaram o design do equipamento de forma a não atrapalhar a rotina diária do usuário. Por enquanto, o Re-timer, que funciona com baterias recarregáveis, será vendido apenas no Reino Unido por 162 libras (cerca de US$ 260). Lembrando que um voo entre o Brasil e o Reino Unido dura cerca de 10 horas, o que costuma causar um forte Jet Lag...



(Fonte: Terra Tecnologia)

Prev Next

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)