Tamanho do texto

+
A
--

À primeira vista, o olhar engana. E o que os olhos não veem...

Certamente, dentre tantos conselhos que sua avó sempre lhe deu, os mais frequentes diziam respeito à convivência humana. Frases como “as aparências enganam”, “o que importa é a beleza interior” ou “não se compra um produto pela embalagem” certamente já foram ditas com aquele ar de lição de moral que só as ‘nonnas’ tem, quando nos alertam para não nos deixarmos levar pela primeira impressão, apesar de ser a que fica.

Principalmente se esta ‘primeira impressão’ vier de uma pessoa bonita. Costumamos ter uma visão pré-concebida de que pessoas bonitas são mais legais que as outras. Pré-concebida e equivocada, segundo alguns psicólogos da Universidade de Jerusalém e da Open University.

Os psicólogos mostraram a 118 estudantes vídeos de mulheres fazendo coisas do dia-a-dia, como caminhar ou ler a previsão do tempo. Primeiro os estudantes que participavam da pesquisa avaliaram a beleza de cada uma delas. Depois, eles tiveram que fazer uma classificação de quais delas pareciam ser extrovertidas, abertas a novas experiências, organizadas, amigáveis e compreensivas, ou até mesmo neuróticas.

Não levando em conta os conselhos da vovó, o fato é que as mais bonitas levaram a melhor, enquanto as menos agraciadas foram rotuladas de neuróticas e chatas.

E foi aí que eles compraram gatas por lebres. As mulheres que apareciam nos vídeos também responderam a algumas perguntas, contando um pouco mais sobre a própria personalidade. E - surpresa! -, não houve um ponto sequer de relação entre beleza e simpatia. Algumas das belas mulheres apresentadas no vídeo eram mais introvertidas e menos amigáveis do que as mulheres consideradas menos bonitas.

Pode ser que, com isso, a ciência esteja jogando uma pá de cal no tal “amor à primeira vista”. Ou apenas explicando porque tal amor não vai muito longe. O certo mesmo é que se você contar esta descoberta para sua avó ela certamente dará um sorriso com o canto da boca e, novamente com aquele ar de lição de moral, vai resmungar algo como: “eu não te disse?”.


(Fonte: Superinteressante)

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)