Certamente quem usa óculos e precisa refazê-lo ou alguém que vai fazer um óculos pela primeira vez se pega perguntando ou em voz alta ou com seus botões: "Por que óculos custam caro?". É provável até que alguém já tenha puxado este assunto na fila do banco ou no ônibus ou até no avião...
Não temos uma lista padrão de respostas prontas, mas Robert Bell, executivo do ramo óptico nos Estados Unidos, conta que estava sentado no avião e a pessoa ao seu lado, talvez até por saber quem ele fosse, fez a fatídica pergunta.
Robert, então, respondeu que iria lhe dar, naquele instante, US$ 500,00 em troca do óculos que seu interlocutor usava. Ato contínuo, Robert puxou a carteira, pegou os US$ 500 e entregou ao rapaz. É claro que o cara ficou chocado e diante de um dilema: pegar o dinheiro e não enxergar, nem ser capaz de dirigir, de ler ou de trabalhar de forma eficaz até comprar outro óculos.
É o que ele diz para Robert. E Robert, então, afirma que este é o ponto crucial da questão: quanto vale a sua visão? US$ 500? US$ 1.000?
Algumas óticas estadunidenses costumam utilizar cartazes comparando valores de produtos e serviços com os valores dos óculos. O curioso é que esta prática não tem medo de dizer às pessoas que o cuidado com os olhos e o gasto com óculos pode sair caro. Por outro lado, mostra que, provavelmente, as pessoas gastam mais em produtos e serviços que são menos valorizados e menos importantes do que a visão.
Muitas práticas independentes deixam o mercado óptico em desvantagem quando se trata de marketing equivocado, afinal as grandes redes e as grandes marcas podem condicionar o consumidor a acreditar que óculos são caros. Acontece que oferecer tratamentos de lentes de ponta, armações de qualidade e atendimento personalizado não tem preço.
Para especialistas da área, o que importa é que a peça seja eficaz, ainda que não seja linda ou “da moda”. E é aí que o marketing precisa ser bem utilizado – para que, ao invés de questionar “por que os óculos são caros?” a pergunta passe a ser “quanto vale sua visão?”.
Foi por isso, aliás, que o cara do avião ficou com os óculos e deixou Robert com o dinheiro...
(Fonte: The Optical Vision Site)