Tamanho do texto

+
A
--

Distúrbios alimentares afetam a visão

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca perda de peso além do que é considerado saudável para a idade e altura para a pessoa. As causas exatas da anorexia nervosa são desconhecidas mas diversos fatores podem estar envolvidos como, por exemplo, os genes e os hormônios que desempenham um importante papel no desenvolvimento e, também, as atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros como perfeição de beleza.

Já a ideia de que conflitos familiares contribuem para a anorexia e outros distúrbios alimentares foi descartada e desconsiderada pelos especialistas no assunto. Eles preferem considerar outros fatores de risco como a busca pela perfeição (ou foco exagerado em regras de beleza impostas pela sociedade); ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e à forma; problemas de alimentação quando bebê ou na primeira infância; determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza; autoimagem negativa e transtorno de ansiedade quando criança.

Apesar de também ser diagnosticada em homens, a anorexia é mais comum em mulheres e geralmente tem início durante a adolescência ou no início da fase adulta. Além dos já conhecidos sintomas, como depressão, pele manchada, boca seca e perda de resistência óssea, um estudo realizado com 13 mulheres que sofrem com distúrbios alimentares comprovou que a anorexia, quando possui duração longa, afeta a largura da mácula, a parte do olho que fica atrás da retina e é responsável pelo detalhamento da visão.

Os pesquisadores constataram que mulheres que sofrem com anorexia têm a mácula significativamente mais fina do que mulheres saudáveis. Mulheres com bulimia eram as donas das máculas mais finas. A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Por isso, a pessoa afetada usa vários métodos para impedir o ganho de peso, como vômitos ou abuso de laxantes.

As afetadas por tais distúrbios alimentares possuíam menos neurotransmissores enviando sinais dos olhos até o cérebro. Os pesquisadores ainda não sabem se isso é reversível caso elas entrem em uma dieta saudável ou se visão ficará afetada, correndo o risco de evoluir, até mesmo, para uma cegueira.



(Fonte: Portal Opticanet)

Prev Next

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)