Tamanho do texto

+
A
--

Olhos castanhos: garantia de confiança (?)

Volta e meia Saúde Visual publica algum estudo relacionando a cor dos olhos com doenças, questionamento muito comum, principalmente por quem possui olhos claros. O que se sabe até hoje é que pessoas que possuem olhos mais claros são mais sensíveis à luz porque não há pigmento suficiente para bloquear os raios de luz e proteger a visão e isso pode gerar danos irreversíveis. Já as evidências de que olhos mais escuros proporcionam uma melhor visão são muito pequenas ou até mesmo inexistentes.

Porém uma nova pesquisa relacionada à cor dos olhos traz um novo aspecto ao assunto ao afirmar que pessoas com olhos castanhos costumam parecer mais confiáveis do que as de olhos azuis.

A pesquisa foi conduzida por cientistas de Universidade Carolina de Praga, na República Tcheca, e publicada na revista Plos One. Karel Kleisner e Lenka Priplatova, responsáveis pelo estudo, buscavam entender que tipos de fatores poderiam levar alguém a parecer mais confiável. Eles selecionaram, então, 40 alunos homens e 40 mulheres, tiraram fotografias de todos para, em um segundo momento, pedir aos 105 voluntários que participavam da pesquisa para que avaliassem as pessoas nas fotos de acordo com o grau de confiança que transmitiam.

A maioria dos voluntários avaliou as faces com olhos castanhos como mais confiáveis do que as com olhos azuis, tanto entre os rostos masculinos quanto femininos.

No entanto, algumas análises feitas sobre o formato das faces mostraram uma grande correlação entre a cor dos olhos e o formato do rosto. Assim, para descobrir se a percepção de confiabilidade era mais influenciada pelo formato do rosto ou pela cor dos olhos, os pesquisadores tiveram de realizar um segundo teste, que, com a ajuda de um software, trocou a cor dos olhos de todos os rostos avaliados.

Outros 106 novos voluntários, então, deixaram de levar essa característica em conta na hora de avaliar os olhos masculinos o que, na opinião dos cientistas, significa que o importante na avaliação não era a cor dos olhos, mas o formato de rosto associado a ela. Já entre os rostos femininos o resultado foi parecido, porém com menor intensidade o que levou os pesquisadores a não considerarem estatisticamente significante o resultado.

Ao analisar todos os resultados, enfim, os cientistas concluíram que não é exatamente a cor castanha dos olhos que influencia a avaliação sobre a confiabilidade de determinada pessoa, mas sim as características faciais que costumam estar associadas a eles. Ou seja, olhos castanhos ajudam a garantir uma aparência mais confiável.

Curiosamente, quem tem (ou já teve) avó certamente ouviu dela que pessoas de olhos claros não são confiáveis. Notadamente as de olhos verdes – olhos de gato, diziam elas. Coisas de avó.



(Fonte: Plos One)

Prev Next

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)