Tamanho do texto

+
A
--

Isso sim é visão animal! O resto... é visão humana

Apesar de muito se falar sobre a excelente visão dos animais, os cientistas nunca fizeram um estudo para montar um ranking comparativo da capacidade visual dos animais e quais, dentre eles, tem a melhor visão.

Entretanto, se levarmos em conta os diversos estudos isolados sobre a visão dos bichos podemos apostar sem medo de errar nas aves de rapina. São elas que enxergam melhor em todo o planeta, se levarmos em conta o alcance da visão já que, para estas aves, a precisão visual é um requisito básico para conseguir a refeição diária.

Entre as aves de rapina boas de visão destacam-se o falcão, o abutre-de- rüppel e a águia-de-asa-redonda. Quando o falcão está caçando, ele consegue enxergar presas pequenas a 1 500 metros de altitude. Já o abutre-de-rüppel, além de ser o pássaro que voa mais alto no mundo, chegando a impressionante marca de mais de 11 mil metros consegue identificar um coelho a 2 500 metros de distância. Mas a grande campeã, a águia-de-asa-redonda, consegue focalizar um ratinho tentando se esconder no gramado enquanto voa a 5 mil metros de altitude.

Os cientistas também ainda não precisaram em que lugar ficaria o homem na lista dos bons de olho. Talvez não consigamos ficar, sequer, entre os 10 melhores colocados já que, além das aves de rapina, os felinos também tem uma visão de dar inveja, pois seus olhos contam com células especiais que melhoram muito a visão no entardecer e à noite. Alguns estudos, inclusive, demonstram que a visão deles é seis vezes melhor que a nossa. O gato, por exemplo, enxerga em condições de baixa luminosidade em torno de 7 vezes mais que os humanos.

No quesito visão panorâmica, os vencedores, disparados, são os coelhos. Eles possuem uma visão de 360 graus. O segredo é que os olhos desses bichos ficam posicionados na lateral, permitindo que eles vigiem os arredores para fugir dos predadores.

Já na visão noturna a melhor mesmo é a coruja, que enxerga um ratinho a mais de 80 metros de distância. E numa noite sem lua... . Acontece que os olhos das corujas são equipados com um tipo de lente especial, que faz com que eles funcionem como um telescópio que aproxima a imagem.

Já o campeão das cores é o Squilla mantis, um tipo de camarão capaz de enxergar uma gama de cores muito maior que a observada pelo olho humano pelo simples fato dele possuir uma retina com mais tipos de cones, os pigmentos que permitem enxergar colorido. Enquanto o Squilla mantis tem 12 tipos de cones, nós temos três. Aliás, sequer vencemos dos pombos neste quesito, pois eles possuem cinco tipos de cones...

Na categoria “olho grande”, quem diria, também perdemos para os animais. Mais exatamente para o hipopótamo, que tem um dos maiores globo ocular dentre todos os animais, com até 12 centímetros de diâmetro!

Abre o olho, ser humano! Ou não.



(Fonte: My Pet Brasil)

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)