Tamanho do texto

+
A
--

Como usar um celular sem enxergá-lo?

Já falamos aqui sobre Tommy Edison, crítico cego de cinema que, em vez de se distrair com efeitos especiais e beleza de atores, assiste os filmes pelo roteiro e atuação dos atores. Também mostramos que, apesar de não enxergar, Tommy usa um smartphone com tela de toque – e ainda tira ótimas fotos. Claro que a primeira pergunta que vem à cabeça é: como usar o iPhone e o Android sem ver o que está na tela?

Desde sua versão 3GS o iPhone tem a função VoiceOver. Basta passar o dedo sobre a tela para se ouvir uma descrição do que se está tocando e sem riscos de ativar apps ou funções por acidente já que, para ativá-los, é preciso tocar duas vezes na tela.

Para digitar, Tommy usa o recurso de Ditado presente apenas no iPhone 4S. Em outros modelos, a digitação é feita passando o dedo no teclado e o aparelho pronuncia a letra que se está tocando. Dois toques e se digita a letra. Apesar de parecer bem trabalhoso, o VoiceOver ajuda pronunciando o autocompletar. Assim, os cegos podem ativar o aplicativo sem ajuda de terceiros.

O Iphone também disponibiliza um outro aplicativo gratuito para deficientes visuais, o Learn Braille Alphabet (algo como “aprendendo o alfabeto Braille) e que serve, até mesmo, para quem não é deficiente visual. Os estudantes que não enxergam - ou que tenham algum familiar ou amigo nessa situação -, podem aprender o alfabeto Braille, de uma maneira simples, com este aplicativo que ainda oferece games.

 O sistema Android também funciona para cegos. Desde sua versão 1.6, ele tem o app TalkBack (disponível no Google Play) para falar o que está na tela. Segundo a página do projeto Eyes-Free do Google, aparentemente a função de passar o dedo na tela e ouvir o que está debaixo dele só surgiu no Ice Cream Sandwich. Em versões anteriores, isso era possível apenas usando a tecla direcional ou trackball mas, agora, basta desenhar um retângulo na tela ao ligar o Android pela primeira vez.

Para cegos, o Android 4.0 funciona basicamente como o iPhone no VoiceOver: basta passar o dedo nos elementos da tela para ouvir seu nome, tocar apenas uma vez para selecionar, digitar passando o dedo no teclado ou usando a função Ditado.

A Nokia, por sua vez, oferece o app Screen Reader para aparelhos Symbian mais recentes, que lê o conteúdo da tela. O Windows Phone, assim como o iPhone 3GS/4/4S e Android, tem comandos de voz, mas seu suporte nativo para cegos é bem pequeno, já que ele não lê o conteúdo da tela, por exemplo. O BlackBerry tem comandos de voz, notificações de áudio e teclados físicos táteis, porém não tem leitura do conteúdo da tela.

Além do suporte nativo em sistemas como iOS e Android, há também diversos apps de terceiros para quem tem problemas de visão, como os da Code Factory para Symbian e BlackBerry, ou um teclado braille para Android.



(Fonte: Gizmodo US)

Prev Next

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)