Tamanho do texto

+
A
--

Enxergar nitidamente não é enxergar bem

A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio dela que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Para que exista visão é necessário que as células receptoras da retina e as vias neurológicas que vão até o córtex visual funcionem corretamente. E é dentro desta definição que os optometristas realizam os exames de acuidade visual, determinando, assim, o erro refrativo de cada um dos seus pacientes. Além disso, eles realizam exames de saúde ocular para descartar a possibilidade de patologia que interfira no sistema visual.

Dá-se o nome de optometria à ciência que estuda o funcionamento da visão. Seu objetivo é prevenir, detectar e solucionar as alterações visuais não patológicas que um paciente possa apresentar. Portanto, o optometrista é o profissional capacitado para realizar um exame optométrico; desenhar e realizar terapias reabilitadoras da visão; proteger, preservar, melhorar e otimizar as funções e capacidades visuais; adaptar os diferentes tipos de compensações dos problemas visuais (óculos, lentes de contato, auxílios de baixa visão, etc.) e encaminhar ao oftalmogista os pacientes sob suspeita de possíveis estados patológicos que possam afetar os olhos.

O conceito de visão dentro da optometria comportamental é muito mais amplo e está baseado no fato de que praticamente 80% da informação procedente de nosso entorno chega ao cérebro através da visão. Assim, os optometristas comportamentais não pensam na visão de uma maneira isolada por não considerar correto achar que na visão somente intervêm dois globos oculares e as correspondentes vias neurológicas até o córtex visual. Desta forma, para a optometria comportamental não é suficiente ter uma acuidade visual de 20/20 para ter boa visão. É necessário que a informação que entra através do nosso sistema visual seja processada corretamente e que saia de uma maneira adequada para que a interação com as outras pessoas e com o mundo em geral seja correta.

Portanto, além de compensar os defeitos refrativos e tratar alterações funcionais como, dificuldade de enfoque, sistema visual estressado ou visão dupla, o optometrista comportamental também soluciona problemas relacionados ao desenvolvimento e a aprendizagem visual podendo ou não estar diretamente envolvidos com o fato de se enxergar nitidamente. Para chegar a este objetivo o optometrista comportamental trabalha em contato direto com outros profissionais como fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, educadores, reeducadores auditivos formando, então, uma equipe multidisciplinar.

Para avaliar as habilidades visuais de cada pessoa, os optometristas comportamentais realizam dois tipos de exames. O primeiro é o de rendimento visual, quando são avaliadas as habilidades funcionais da visão, com o objetivo de determinar se o rendimento visual corresponde com a demanda visual do paciente. O segundo é o exame de percepção que avalia como o cérebro interpreta a informação visual e como essa informação visual se relaciona com os outros sentidos.

Além dos exames, estes profissionais realizam uma série de provas para determinar se alguma parte do desenvolvimento da visão precisa de uma “reaprendizagem”. Caso seja necessário, eles irão desenhar um plano de terapia com objetivo de conseguir que o paciente perceba, processe e compreenda de maneira mais eficaz a informação visual. 



(Fonte: Portal Opticanet)

Prev Next

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)