Tamanho do texto

+
A
--

O ópio do povo, pelo povo e para o povo

O Museu do Futebol conta através do seu acervo a história do futebol nacional e sua relação com o imaginário social e cultural do povo brasileiro – nas palavras do escritos Nelson Rodrigues, o ópio do povo. Este é o primeiro museu da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo planejado para ser acessível. Desde sua concepção, todas as salas - assim como todo seu conteúdo - foram pensadas para atender diferentes perfis de públicos, incluindo as pessoas com deficiência física, intelectual e mobilidade reduzida.

Por isso, o Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol (PAMF) reúne uma série de recursos com o objetivo de facilitar e potencializar o acesso ao museu. Assim, no âmbito social, o Museu do Futebol oferece ingressos a preços populares; um dia gratuito na semana (quinta-feira) e políticas de isenção para grupos de escolas públicas e instituições sociais. No que diz respeito ao ambiente físico e arquitetônico, o Museu conta com acesso a todos os andares do edifício por meio de elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção; piso podotátil para cegos e pessoas com baixa visão em todo o percurso da exposição de longa duração e telefone para surdos, entre outros.

Para este trabalho de educação inclusiva, com atendimento especial a pessoas com deficiência, o Museu do Futebol também oferece áudio-guias para cegos; totens informativos em Braille em todas as salas do Museu e 23 maquetes táteis para o público cego, com baixa visão e limitação de compreensão de linguagem.

Estas pessoas, inclusive, contam também com o Catálogo do Programa de Acessibilidade do Museu, cujo objetivo é promover o acesso à arte museológica disponível no Museu do Futebol. O projeto, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo. Tem a concepção da Fundação Roberto Marinho, realização do Instituto da Arte do Futebol Brasileiro e conta com o patrocínio do Laboratório Aché, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, prevê a distribuição gratuita de 2.000 exemplares para instituições sociais, museus e bibliotecas.

Para o Museu do Futebol, ser acessível é propiciar que um serviço seja usufruído pelo maior número de pessoas possível, independente de suas condições físicas, sociais e intelectuais. Para aprimorar ainda mais este serviço, em 2010 teve início o Projeto Deficiente Residente, uma experiência pioneira desenvolvida pela equipe do Museu, com o intuito de repensar o atendimento de todos que integram o museu e, em particular, o dos visitantes com deficiência.

O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, sem número, dentro do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, capital. Funciona de terça a domingo, das 09h às 17h e também abre nos feriados que ocorrem de terça a domingo. As visitas com ou sem acompanhamento podem ser agendadas pelo do Museu.



(Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo)

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)