Tamanho do texto

+
A
--

O mundo pelos olhos de um daltônico

John Dalton e seu irmão compartilhavam um problema de visão em comum, que era o de enxergar de maneira deficiente as cores vermelha e verde. Isto inspirou John a publicar seu primeiro artigo científico, "Fatos extraordinários relativos à Visão das Cores, com observação". Este artigo é creditado como sendo o primeiro relato reconhecido de deuteranopia (daltonismo vermelho-verde). Devido ao trabalho de Dalton, deuteranopia passou a ser referida como daltonismo.

Este é um problema mais comum do que muita gente pensa, segundo pesquisas a cada 12 homens, um sofre com a deficiência. Já no sexo feminino a relação é de um caso para cada 250 mulheres.

Em se suspeitando da existência do problema, é preciso consultar um oftalmologista, que irá aplicar os testes necessários. O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente desenvolva estratégias e alternativas para a realização de suas tarefas corriqueiras.

Não é fácil imaginar o mundo através dos olhos de um daltônico. Mas quem quiser experimentar pode utilizar o simulador desenvolvido pela Etre, empresa especializada em rastreamento ocular, que mostra como as imagens seriam vistas pelos olhos de um daltônico.

O simulador permite que você faça o upload de uma imagem qualquer (desde que ela tenha menos de 1000 pixels quadrados ou de 100Kb) e mostra como ela seria vista pelos três tipos de daltonismo conhecidos: protanopia, deuteranopia (formas de daltonismo verde-vermelho) ou tritanopia (daltonismo azul-amarelo).

Não deixa de ser curioso perceber como uma parcela considerável da população vê as coisas. Por isso, teste você mesmo acessando o simulador . Depois escreva para nós e conte-nos como foi sua experiência.



(Fonte: Etre)

Prev Next

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)