Tamanho do texto

+
A
--

Totem identifica e mostra porcentagem de UV em óculos

Saúde Visual já tratou nesta matéria acerca da importância de se utilizar óculos de grau com filtro solar. Para garantir a qualidade de lentes com proteção existe a NBR 15111, norma que estabelece as principais características físicas (mecânicas, ópticas etc.) para óculos de sol e filtros de proteção solar.

E como ter certeza que as lentes escolhidas estão adequadas à norma? Quando se trata de óculos importados e legítimos a maioria traz um selo de certificação. Caso contrário, dificilmente terão essa garantia. E é aí que entra em cena uma pesquisa do Departamento de Engenharia Elétrica da USP São Carlos, desenvolvida no Laboratório de Instrumentação Oftálmica e coordenada pela professora Liliane Ventura.

A partir de medições de proteção ultravioleta em óculos de sol, solicitadas à universidade pelo Inmetro, foi criado um totem de Autoatendimento para Verificação da Proteção Ultravioleta de Óculos de Sol.  Com capacidade para medir até 400 nm (comprimentos de radiação ultravioleta) o totem é o primeiro sistema de autoatendimento do mundo a verificar se os óculos contam mesmo com proteção UV. O que antes só poderia ser verificado por meio um especialista, usando-se um espectrofotômetro, agora está ao alcance do público de forma simples, rápida e moderna.

Basta colocar os óculos em um local indicado no totem e seguir as indicações dadas no monitor. Em alguns segundos, o equipamento identifica a categoria dos óculos, qual é o grau de escurecimento das lentes, aponta em quais situações pode ser usado, qual a proteção ultravioleta eles possuem e se essa proteção está adequada. Por meio de um cadastro anônimo requisitado após o teste, o totem mantém um banco de dados com os resultados obtidos. Dos óculos já testados, mais de 30% foram reprovados por não apresentarem proteção adequada.

Este dado ficou bem acima do esperado pelos pesquisadores, o que é preocupante, já que usar óculos de sol sem proteção é pior do que não usá-lo. Por isso, a maior contribuição deste trabalho, segundo a professora Liliane, é poder tornar a norma brasileira, hoje praticamente cópia da europeia, adequada à nossa realidade.

Por outro lado, a surpresa revelada pelo totem diz respeito aos óculos comprados em camelôs que apresentaram a proteção adequada, ao contrário das previsões. O problema é o pouco tempo de durabilidade dessa proteção. Todos os óculos de sol, mesmo os considerados de boa qualidade, possuem uma vida útil em relação à proteção, o que geralmente não ultrapassa dois anos.

O primeiro totem de Autoatendimento para Verificação da Proteção Ultravioleta de Óculos de Sol foi criado em 2001 e deverá ser comercializado em breve pois algumas empresas já demonstraram interesse, afirma Liliane.



(Fonte: K3 Notícias)

Prev Next

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)